JESUS

terça-feira, 15 de maio de 2012


TEMA: Noé e o plano de Deus

Texto Bíblico : Gênesis 6

Objetivo: Mostrar que Deus é justo e usou a vida de Noé para preservar as espécies criadas da destruição do dilúvio. Despertar na criança o desejo de viver em comunhão com Deus, como Noé: afastando-se do mal e falando de Jesus. Deus também nos escolheu nos tempo de hoje, para como Noé, levarmos a salvação de Jesus ao mundo!


Sugestão para o desenvolvimento da aula: Você pode levar figuras das manchetes atuais, mostrando que a situação de hoje não é muito diferente da situação na época de Noé: os homens buscam seus interesses a qualquer preço, são egoístas, violentos e estão distantes de Deus.


Ministração: Os séculos se passaram e o número de pessoas que viviam na terra aumentou muito. Aumentou também a vaidade, a mentira, a maldade humana; enfim, os homens estavam cada vez piores e não queriam saber de Deus. Deus estava cansado de tanta coisa errada e resolveu fazer desaparecer da terra tudo o que havia feito.

Mas havia um homem diferente: Noé, que era uma pessoa correta, sincera e tudo o que fazia agradava a Deus. É claro que Noé não era perfeito, pois todos pecamos, mas ele se esforçava para agradar a Deus mesmo vivendo numa época e num lugar onde as pessoas se esqueciam de Deus.

Deus então escolheu Noé para uma difícil, mas importante tarefa: salvar da destruição toda a espécie.

Deus contou a Noé qual era o seu plano: Ele mandaria um dilúvio ao mundo para destruir tudo o que tinha criado, e mandou Noé construir uma grande barca, onde ele levaria um casal de cada espécie de animal e de alguns animais, Noé levaria sete pares. O Senhor ensinou como a Arca deveria ser construída: o material, o comprimento, altura, largura e o lugar e o tamanho da porta e da janela.

Se a gente pensar bem, era um plano muito louco, mas Noé obedeceu a Deus sem se importar com o que as pessoas achariam daquela enorme construção!

Noé e seus filhos Sem, Cam e Jafé começaram a trabalhar na arca que demorou alguns anos para ficar pronta. Durante esse tempo, Noé alertava as pessoas para o dilúvio, convidava as pessoas para entrarem na Arca com ele, mas as pessoas não acreditavam que viria dilúvio nenhum, não endireitavam suas vidas e até caçoavam de Noé. Mas nada disso fez com que Noé desistisse da sua tarefa. Ele trabalhou durante 120 anos – gente, isso é muuuuuuito tempo! Sempre obedecendo a Deus e pregando a todos que queriam ouvir.

Quando a Arca ficou pronta, Noé e sua família estocaram bastante alimento e o próprio Deus enviou os animais e as aves, aos pares. Imagine só, deve ter sido um show ver todos aqueles animais chegando e entrando de dois em dois. As pessoas devem ter assistido a tudo, mas nem assim acreditaram em Noé. Ele, sua esposa e seus três filhos com as esposas, também entraram na Arca, e então, Deus fechou a porta.

De repente, o céu ficou escuro e começou a cair uma grande chuva. Os rios e mares inundaram e as pessoas desesperadas agora queriam entrar na Arca, mas já era tarde... Choveu durante 40 dias e 40 noites-  a água era tanta que cobriu os montes mais altos da região. Mas a Arca, boiava na água, segura... todos que ficaram do lado de fora morreram – pessoas e animais; mas a família de Noé foi salva porque ele obedeceu a Deus.

Meses depois, a Arca parou na região montanhosa de Ararate . Depois de dez meses, Noé soltou pássaros para ver se já havia terra seca e nada... até que um dia, ele soltou uma pombinha e ela voltou com uma folhinha no bico, o que mostrava que a terra estava seca e tudo estava renovado. Noé não saiu correndo – ele esperou a ordem de Deus para que pudesse sair.

Um ano depois do dilúvio, o Senhor disse a Noé que ele podia sair da  Arca com sua família e todos os animais.

Deus os abençoou e disse para povoarem a terra, começando assim, tudo de novo! A primeira coisa que Noé fez ao sair da Arca foi construir um altar onde sacrificou animais puros, para mostrar a Deus sua gratidão por tê-los salvo. Deus se agradou desse sacrifício e foi aí que fez uma promessa: nunca mais destruiria a terra com um dilúvio. Esse acordo que Deus fez foi selado com o arco-íris. Deus disse que sempre que visse o arco-íris, lembraria da promessa de nunca mais mandar um dilúvio sobre a terra.

Sabem, Deus quer que falemos Dele para que as pessoas se arrependam e sejam salvas.

PARA SER SALVO DO DILÚVIO, AS PESSOAS PRECISARAM ENTRA PELA ÚNICA PORTA QUE HAVIA NA ARCA.

PARA SER SALVO E TER A VIDA ETERNA, É PRECISO ENTRAR PELA ÚNICA PORTA DA SALVAÇÃO, QUE É JESUS.

 

Versículo : “Para os que temem o nome do Senhor, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”. (Malaquias 4:2)



Oração: Senhor Deus, eu quero entrar hoje pela porta da salvação que é Jesus. Eu entrego a ti a minha vida, Jesus!

Eu quero ser como Noé: quero falar para todos que em Jesus temos a salvação. Amém!

                                Recheie sua história com atividades



Nenhum comentário:

Postar um comentário