JESUS

sábado, 12 de fevereiro de 2011

História : Davi o Escudeiro

I Samuel 16 : 14 a 23


(Professor: tenha dentro de uma caixa 3 fantoches. Eles simbolizarão 3 pessoas, sendo que 2 delas irão brigar e a outra irá ligar o rádio com um louvor e assim a briga acabará. Quem já viveu uma história assim parecida em sua casa? Se preferir, você pode contar sua experiência. Tenha, portanto, um aparelho de som com CD do Praise. Para os maiores ou se sua sala for com crianças maiores, procure mudar o diálogo abaixo e trazer pessoas para representar).



Balance a caixa e diga:


O que será que tem aqui dentro? Eu estou escutando umas vozes...


João: ``Para sua chata!!!´´


Clara: “Para você! Devolve meu lápis! É meu, é meu!!!’’


Pessoal, tem alguém aqui dentro desta caixa. Parece que eles estão brigando!!!


Abra a caixa e encene com os fantoches:


Clara: “João, você pega sempre os meus lápis para usar’’.


João: “Mas, Clara, eu não sei onde estão os meus e você também pega o meu vídeo game a hora que quer e ainda não me devolve’’.


Clara: “Ah! Eu não acredito. Eu vou contar para a mamãe!!!’’


João: “Conta mesmo e eu vou dizer que você tirou 4 na prova’’.


(Deixe o João e Clara brigando e faça entrar outro fantoche).


André: “Mas o que está acontecendo aqui? Que briga é esta?”


(Faça João e Clara brigarem falando ao mesmo tempo).


André: “Eu já sei o que vou fazer. Eu vou trazer a presença de Jesus para este lugar. Sabem, a Palavra de Deus diz que ‘Deus habita onde há louvores’. Então, eu vou pegar este rádio aqui e colocar o CD do Renascer Praise. Eu tenho certeza que o louvor trará a presença de Jesus e esta briga acabará e a paz do Senhor estará aqui na nossa casa novamente’’.


(João e Clara continuam a brigar até que começa a tocar o CD. Eles começam a conversar novamente, com o louvor tocando).


João: “Clara, você me perdoa por ter pego seu lápis?”


Clara: “hum! João, você é meu irmão que eu amo muito. Eu não quero brigar com você. Eu te perdôo’’.


(João e Clara se abraçam).


André: “Vocês viram o que aconteceu? O louvor trouxe a presença de Deus e trouxe novamente paz aquela casa. Tia!!! Conta para as crianças onde eu descobri este segredo?”


Ah! Muito bem!!! Quem quer saber como o André aprendeu que os louvores trazem a presença de Jesus?


Ele aprendeu isto com Davi, através de uma situação que aconteceu com ele e que está aqui na Bíblia.


Quem se lembra do rei Saul? Eu já contei a vocês que o rei Saul era desobediente a Deus. Ele não fazia nada do que Deus pedia. Ele fazia somente o que ele queria. E por isso ele não era feliz. Ele não tinha paz no seu coração. Pelo contrário, ele vivia preocupado, bravo. Sabem, quem não tem a Jesus como Seu Salvador também vive brigando, reclamando. Mas se você tem Deus em sua vida, pode pedir a paz que Ele te dará. Por exemplo, na sua escola, quando você ver alguém brigando. Você pode orar para o Senhor trazer a paz e acabar com aquela briga.


A Bíblia nos conta que o Espírito do Senhor saiu de Saul e no seu lugar veio um espírito mau que o atormentava. Então, os servos de Saul tiverem uma idéia e Saul gostou. Os servos falaram que se Saul chamasse alguém para tocar harpa para ele, aquele espírito mau sairia.


Um dos servos de Saul conhecia sabem quem? Isto mesmo. Quem é que tocava harpa? Davi. O servo disse: “Conheço um filho de Jessé, que é forte e valente, que sabe tocar e que o Senhor é com ele’’. Davi foi então chamado para estar na presença do rei. Olha que legal: Davi era reconhecido como aquele que tocava ao Senhor e como aquele que tinha a presença de Deus. Assim também, você que tem a Jesus, será reconhecido como aquele que tem a presença de Deus. Por exemplo, quem tem a presença de Deus, não briga, não xinga, não fala palavrão. A Bíblia diz que Davi tinha apenas boas palavras em sua boca.


Bem, mas Davi chegou a presença do rei. Vamos ler na Bíblia o que aconteceu?


INTRODUZA AQUI A LEITURA BÍBLICA
``E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele´´.


Escutem: aqui está o segredo que André aprendeu? Davi tocava na harpa louvores a Deus, que traziam sua presença e desta forma o espírito mau ia embora!!!! E Saul voltava a ter paz!!!


Foi assim que aconteceu com Saul. Na casa dele, ele não tinha paz, até que conheceu o louvor que o libertava. Assim também pode acontecer com você. Se na sua casa seus pais têm brigado, se você não tem sentido paz em sua casa, se você tem até medo de ficar em casa coloque então o CD com louvores e comece a cantar a Deus. Você verá como as coisas irão melhorar. Se você não tem CD ou não pode colocar em sua casa, louve você mesmo. Deus se agrada do louvor das crianças. Pode ter certeza. É por isso que você já ouviu os adultos falarem que o louvor tem poder. E tem mesmo! Tem o poder de libertar!!!


Adivinhem o que Saul quis? Ele pediu a Jessé, pai de Davi, para que Davi ficasse no palácio com ele!!! Pois ele tinha a presença de Jesus. Saul disse que o amou e o fez seu escudeiro.

               
E para terminar nossa história, quem quer saber onde Davi aprendeu que louvar trazia a presença de Jesus? Ah! Eu já contei algumas aulas atrás. Davi cuidava do que mesmo? De ovelhas. E todo dia, depois de cuidar delas, Davi pegava sua harpa e fazia louvores a Deus. Ele amava e adorava a Deus tocando sua harpa e cantando para ele. Então, Deus se agradava e trazia Sua presença para Davi.


A Bíblia nos diz que nós devemos adorar a Deus. É um mandamento. E Deus se agrada dos nossos louvores. Nós podemos adorá-lo cantado, tocando, dançando. Todo louvor com amor agrada a Deus.
Quem quer ser como Davi e louvar ao Senhor?


Então vamos orar e depois nós vamos louvar.
Vamos orar: oração de entrega se houver crianças que ainda não aceitaram a Cristo.

                                         Recheie sua história com atividades
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário