Use a sua imaginação!!!
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Ovelha Perdida
Avental em TNT, utilizando feltro, velcro e olho móvel.As ovelhas se prendem e soltam do avental.
Existe um bolso na cerca para esconder a ovelha perdida.
Esta parábola da ovelha perdida está registrada em Lucas 15. 1 a 7
Existe um bolso na cerca para esconder a ovelha perdida.
Esta parábola da ovelha perdida está registrada em Lucas 15. 1 a 7
Móbilie de Abelhinhas
Feito em EVA...que tal montar e colocar na salinha de aula das crianças!

![[VERANO~1.JPG]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjm-ge_JNghxLtXPRn68drEoGpaTyQBEJxG3LlBaSVDv8WOGEl7qxZYglDFs7vSHvNGSsqdNu7LxPwqFCDMmYSez-f9XHo2slwYEJE60mcRGhvxwtLsDJkDf9wqPKymHjW7hxzzksK4-T4/s400/VERANO~1.JPG)
![[3ABEJA~1.JPG]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibSQUiBsW7Kae7_HyHDPv0PpQCrFgVQrgbeLRsCowmPjNews2f3El20wv5x8vtG0hU5pPpZ6wSktRvo96fHP4nhHMz5Efamkilt0wq-yXel_jKBXtQjNMQN38rZshB9_sdROHKCRinVTk/s400/3ABEJA~1.JPG)
Qual atitude correta do professor?
Gilson de Almeida Pereira é Pedagogo, especialista em orientação educacional, psicopedagogo,Desenvolve pesquisas destinadas à formação de professores, “Limites e Afetividade” .
O autor descreve seis tipos de professores, após três semestres letivos de observações e entrevistas em uma escola.
O 1º Professor : É desorganizado, não dá atenção aos alunos, não sabe o que faz e, quando questionado irrita-se. Não consegue administrar o carinho, a atenção, a organização pedagógica e a conduta em sala de aula, ou seja, não sabe lidar com limites e afetividade, nem estabelecer uma interação com os alunos.
2º Professor: Demonstra uma relação de poder, é exigente e enraivecido, procura manter os alunos ocupados a todo instante.
3º Professor: É afetivo e ingênuo, com baixa auto-estima e extremamente religioso.
4º Professor: Varia muito de humor, diversificando as atividades, irrita-se com menos facilidade.
5º Professor: É extremamente afetuoso e preocupado com seus alunos. Desenvolve um trabalho mais relacionado com a vida de seus alunos, buscando se relacionar com eles, trabalhando com o respeito mútuo e os limites. No entanto, cobra muito com excesso de trabalhos e avaliações.
6º Professor: Não suporta a falta de respeito ou de comprometimento, mas consegue estabelecer limites e, estimula os alunos a resolver suas dificuldades. Tem humor apurado e atitude de respeito mútuo. É rígido e trabalha os limites através de laços afetuosos.
Com essas observações, o autor deixa claro que a postura do professor influencia na disciplina de uma turma. Muitos professores precisam ter o controle de tudo, não permitem conversas e brincadeiras. Com isso, deixam de utilizar recursos e técnicas que poderiam tornar suas práticas pedagógicas mais interessantes e motivadoras.
São extremamente autoritários, exercem controle rígido, ditam regras e limites. Os alunos por sua vez, buscam seu espaço para expressar suas idéias, através da indisciplina, respondendo ao abuso da autoridade com atos provocativos.
Por isso, é tão importante o respeito mútuo, o afeto para que se estabeleçam os limites e o respeito às regras.“ o que não significa que, para ser afetuoso, seja necessário dizer somente sim. O afeto está presente no ato, seja este um afago ou uma negação, seja um elogio ou uma repreensão.” Quando o aluno sente-se respeitado e sabe que existe alguém preocupado com ele, que lhe demonstre afetividade, saberá aceitar quando for repreendido ou quando algo lhe é negado.
Com ele, é possível compreender a importância do afeto na relação professor-aluno, refletir sobre a prática educativa através da análise das posturas descritas.
Livro : "Limites e Afetividades" de Gilson de Almeida
Assinar:
Postagens (Atom)