JESUS

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aula para o Dia dos Pais!!!

INTRODUÇÃO

Este mês vamos homenagear uma pessoa que nos abençoa, nos protege e nos ama muito!!!

 Sabe quem vamos homenagear??? O nosso papai!!!

Hoje é o Dia dos Pais!!!!!
Para isso vamos fazer uma super festa, com muita alegria e convidar um grande pai que tem nos abençoado todos os dias, que escolheu a nossa família. O nosso Papai, Aquele que na bíblia fala que ele é um Pai de amor. Sabe quem é Ele???? É o nosso Deus!!!! Ele realmente não pode faltar nesta festa!!!!
E por isso vamos saber mais a respeito do Dia dos Pais!!!!
Como surgiu o Dia dos Pais?
O Dia dos Pais é bem parecido com o Dia das Mães. Sonora Louise Smart Dood (EUA), filha de um guerreiro civil chamado John Bruce Dood criou o Dia dos Pais para homenagear o seu pai, pois gerando o 6º filho, sua mãe havia morrido durante o parto. Sonora quis então homenagear o seu pai pelo esforço que ele teve de criá-los sem ajuda de ninguém. Esta data comemorativa tornou-se oficial em 1972 e hoje é uma data nacional, comemorada em todos países.

   
SUGESTÃO DE DECORAÇÃO
Utilize bexigas nas cores azul e branco com fitas e cole no teto com fita crepe.
            Na figura 2, tem uma opção para o momento da homenagem. Todas as crianças de azul e com uma pasta que contém a letra da música.
 
Figura 1


Figura 2






SUGESTÃO DE LANCHE

Uma lanchinho e um brigadeiro de sobremesa. Uma delícia!!!!



     


MINISTRAÇÃO: Eu sou filho


BASE BÍBLICA: Mt 18:10-14; Is 49:15-16; Is 64:4.

SUGESTÃO DE LOUVOR

Meu pai, meu amigo (Cristina Mel).
Graças te damos (Renascer Praise).
Senhor abençoe a minha família (Renascer Praise).


OBJETIVO                                        




Levar o amor de Deus para a vida das crianças, mostrando que elas são importantes para o Senhor, assim como a família que o Senhor preparou para elas.

Vamos levá-la a entender que ela deve honrar o papai, obedecê-lo, amá-lo, mesmo que as vezes não seja tão fácil.

Vamos lembrar das crianças que não tem pai ou que o pai é ausente, ensinado que Jesus é o papai delas e nunca deixará faltar nada, nem o amor, nem o suprimento

SITUAÇÃO DA CRIANÇA              




  • Ministrar a criança a importância de obedecer aos pais, pois segundo o mandamento de Deus, isso é bem claro. Ex 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” Vamos ensiná-las a dar valor ao papai, pois muitas nem sabem o quanto é difícil não ter um pai. Que elas agradeçam ao Senhor por terem uma família.
  • Ensinar a criança o poder da oração, para que quando ela veja o papai brigando, triste ou sem dinheiro, ela possa interceder por ele. Ex:. orar para abençoar o emprego dele, pedindo que o Senhor tire todo o espírito de agressividade, de tristeza, que o Senhor o transforme a cada dia dando prosperidade e que o Senhor derrame do óleo da alegria em sua casa. Sl 45:7
  • Tem muitas crianças que vivem a situação de não terem não tem pai, ou porque ele faleceu ou as abandonou ou ainda por serem pais ausentes. Precisamos ministrá-las que todos nós temos um Pai, que é o nosso Deus. Ele é um pai de amor que nos ama muito e que nos desejou antes mesmo que estivéssemos na barriga na nossa mãe.

 
LEITURA BÍBLICA COM AS CRIANÇAS
Isaías 49:15-16
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim”.
SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO
MATERIAIS PARA A MINISTRAÇÃO

Ø  5 Ovelhinhas de canudo de papel higiênico-
Ø  Personagem – Dona KIDSlândia
Ø  Saco
Ø  Cartão com as seguintes palavras
(Tristeza, Solidão, Abandono, Dor, Mágoa, Raiva)


SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO PARA 4 A 6 ANOS
Faça uma roda com as crianças e desenvolva em cima dessa história um teatrinho. Utilize as ovelhinhas


CONTANDO A HISTÓRIA

Galera Kids hoje é um dia muito especial!!! Sabe porque??? Hoje é o Dia dos Pais!!! Uhulll!!! E tem uma pessoa muito legal que quer visita-los... toc tco na porta.. Ai será que é minha convidada???


Nossa!!! Quem será que esta batendo na porta??? Vou abrir. Ao abrir a porta entra um sra. Bem velhinha com um saco muito pesado (tios(as) pode tanto ser um sr. Como pode ser uma sra. O mais importante é vocês se caracterizarem de um personagem bem velhinho).

Tio(a): - Oi tia KIDSlândiaaaa!!! Como vai a sra??? Que bom que você veio!!!


Dona KIDSlândia: - Tudo bom minha filha, eu estou bem, mas só o que me incomoda são essas ruas para andar, muito buraco minha filha, ai tô muito cansada, com uma dor nas costas. Ai minha filha com esse saco pesado que carrego. Tem um lugar para me sentar???


Tio(a): - Tem sim, senta aqui, vou te dar um copo de água para você beber. Galera essa é a minha tia, o nome dela é Dona KIDSlândia, vamos dar um OI para ela? Oiiiii! Ela veio de longe só para ver vocês e ela disse que vai contar uma história dela e pedir ajuda para vocês!!! Que quer ajudar a Dona KIDSlândia aqui??? Amém!!!! Bom tia a sra. Pode começar então!


Dona KIDSlândia: - Meu nome é Dona KIDSlândia e eu nasci... foi em... uhm eu não me lembro.. mas acho que foi... mas sabe quantos anos eu tenho 70 anos... mas será que são 70 anos mesmo??? Agora eu não me lembro...


Mas eu me lembro da minha infância... Eu morava no interior onde tinha bastante boi, patinho, ovelhinha e um monte de animais... Lá eu brincava bastante, quando chegava a colheita do trigo, eu pegava bastante e fazia a minha boneca. Isto porque meus pais não tinham condição de me dar um brinquedo, então eu fazia meus brinquedos. A minha mãe era uma pessoa muito boa, mas ela trabalhava bastante e não tinha tempo para me dar atenção. Já o meu pai um dia ele fez uma viagem e nunca mais voltou. Eu fiquei triste, muito triste, porque eu cresci sem pai, sem o amor dele. Ele me abandonou nunca mais veio me visitar e eu cresci e nunca mais o vi. Por isso eu gostaria que vocês me ajudassem a achar um pai para mim. Me disseram que existe um pai que nunca abandona os seus filhos. Alguém sabe que é ele??? (Deixem as crianças responderem).

Tio(a): - Olha tia, vou contar para a sra e para todos vocês uma passagem da bíblia e vamos te ajudar em nome de Jesus!!!


Mostre as ovelhinhas e coloque-as no chão. – Lá em Mateus no cap. 18 havia muitas ovelhinhas, eram cem ovelhas que andavam no pasto e uma dessas ovelhinhas havia se perdido. Sabe o que aconteceu??? O dono dessas ovelhas voltou e procurou até achar a ovelhinha perdida. Assim é o amor de Deus, sabe tia, Jesus ele é um pai de amor e ele te chama de filha, nós somos filhas e filhos do Senhor e hoje ele quer tirar toda tristeza, toda amargura e te dar uma nova vida. Mesmo que a sra. Não ache o seu pai, você encontrou hoje um pai que nunca te abandonará, ele é Jesus e ele quer tirar todo o peso. Você quer receber esse pai Jesus???

Dona KIDSlândia: - Sim, eu quero!! Mas como eu faço para recebe-lo???




Tio(a): - Primeiro a sra. Precisa liberar perdão para o seu pai, pois foi Deus que o escolheu e mesmo que ele tenha te deixado Jesus jamais te deixou.

Diga assim: Eu hoje libero perdão para o meu pai e te recebo Jesus como meu pai, meu senhor e meu salvador. Fica comigo Jesus, escrever o meu nome no livro da vida.


Dê a oportunidade para as crianças nesse momento... fale de situações, esteja sensível ao mover de cura do Espírito Santo de Deus, peça para elas levantarem as mãos se existir alguma situação que elas estejam enfrentando em suas casas, com o seu pai (abandono, agressão, exclusão, diferença, indiferença, vícios, separação, doença, falecimento) pergunte a elas se elas querem falar de alguma situação. Unja cada criança e ore com elas.


Terminada a oração, comece a tirar todas as palavras que estava no saco da Dona KIDSlândia e fale para as crianças que quando liberamos perdão, todo sentimento que não vem de Deus começa a sair.

Depois que elas liberaram o perdão, chegou a hora delas intercederem pelos pais. Pergunte como elas gostariam de ver o papai... em um novo emprego, com mais tempo em casa, sem beber... deixe cada uma orar pelo pai.

Fale que o papai é muito importante e por isso devemos honrá-lo, obedecendo, mesmo que ás vezes seja difícil. Assim como Deus quer o nosso bem, o papai também quer.


ORAÇÃO

“Senhor Jesus eu te louvo e te agradeço pelo pai que o Senhor me deu, oro para que ele a cada dia seja abençoado, honrado em tudo o que ele fizer. Quero ser um filho(a) obediente a quem meu pai tenha alegria e orgulho. Obrigado Jesus por saber que o Senhor é um pai fiel, bondoso e amoroso. Obrigado por ter entregue o seu Único Filho por amor a minha vida. Eu te amo Jesus!!!”

VERSÍCULO

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.

Ef 6:1-2

VERIFICAÇÃO DO ENSINO

O que aconteceu com a ovelha perdida? O que o dono dela fez? Ela se perdeu. Procurou até encontrá-la.

A Dona KIDSlândia achou um pai? Quem foi esse pai? Sim. Jesus

O que aconteceu quando a Dona KIDSlândia liberou perdão para o seu pai? A vida dela começou a ser liberada também, saiu a tristeza, a mágoa...

Porque devemos honrar ao nosso pai? Porque na palavra de Deus nos mostra que devemos ser obedientes para sermos abençoados por Deus todos os dias da nossa vida.

Vamos pensar nas coisas boas que o papai faz para nós e que Deus também faz?

 
ATIVIDADE 4 A 6 ANOS



ATIVIDADE 7 A 10 ANOS

Fonte : Renascer Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário