JESUS

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

História: Jonas

Jonas 1 a 4

Certo dia o Deus  disse a Jonas, filho de Amitai:Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.
Jonas se apontou, mas fugindo do Deus, indo na direção contraria. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha.
 Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Deus .
No entanto, Deus mandou um forte vente, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio.
Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus.
 E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo.
O capitão do navio o encontrou ali e disse:
Como é que você está ai dormindo? Levante-se e paca socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer.
Os marinheiros disseram uns aos outros:Vamos tirar a sorte para descobrir quem é o culpado de estarmos neste perigo
Eles fizeram isso, e o nome de Jonas foi sorteado.
Então lhe perguntaram:
Agora diga: Quem é o culpado de tudo isto? O que você está fazendo aqui? De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo?
Eu sou hebreu – respondeu Jonas – e adoro a Deus, o Deus do céu que fez o mar e a terra.Em seguida Jonas contou que estava fugindo do Deus . Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram:
Veja só o que você fez!A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas:

Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?Jonas respondeu:
Vocês me peguem e me joguem no mar, que ele ficará calmo, pois eu seu que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.

Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia; porém não conseguiam nada porque a tempestade piorava ainda mais. Então oraram bem alto, assim:Ó Deus , não nos castigues com a morte, por tirarmos a vida deste homem. Pois é tu, ó Deus, quem está fazendo isso, e o que está acontecendo é da tua vontade.
Em seguida os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou. Eles ficaram com tanto medo do Deus Eterno, que lhe ofereceram um sacrifício e lhe fizeram promessas.
O Deus ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. Então Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor Deus.Então o Deus  deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.
Pela segunda vez Deus disse a Jonas:Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.

Jonas se apontou e foi a Nínive como o Deus  havia ordenado, e então começou a anunciar:Dentro de quarenta dias Nínive será destruída!
Então os moradores de Nínive creram de Deus e resolveram que cada um devia jejuar, e vestiram sacos de panos grosseiros a fim de mostrar que estavam arrependidos.
Quando o rei de Nínive soube disso, mandou dizer ao povo o seguinte:Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades. Talvez assim Deus mude de idéia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos.

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de idéia e não castigou a cidade como havia dito que castigaria.
Recheie sua história com atividades e criatividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário