JESUS

Desculpe pela bagunça, o blog está em manutenção voltará em 2015 com novidades!!!

Desculpe pela bagunça, o blog está em manutenção voltará em 2015 com novidades!!!
Um beijo!

Desejo a você e sua Familia!!!! Um Feliz Natal...

Desejo a você e  sua Familia!!!!  Um Feliz Natal...

Desejoa você!!!Que o louvor entre no seu coração!

Desejoa você!!!Que o louvor entre no seu coração!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tempo de Criar!!!! Davi em Ziclague

Aulas de 06 a 10 anos

                                                    Tema: Davi e Ziclague

 I Samuel 30 e 31

Objetivos:Levar a criança a entender que, independente da dificuldade que passamos, precisamos sempre nos reanimar no Senhor. É muito importante orar e pedir a direção do Senhor, principalmente em um momento de dúvida ou dificuldade. Deus sempre vai nos ouvir e nos levará a um caminho de vitórias.

Louvor: À escolha

Pontos de aplicação: Ânimo, Disposição, Convicção, Despojo (frutos)

História:



Hoje precisamos ajudar uma pessoa muito querida que é a Flor (pode utilizar um fantoche ou levar uma foto de uma menina colada em uma folha sulfite).
           Flor estava muito triste por uma dificuldade que estava passando na escola. Ela gostava muito da aula de educação física – quem aqui tem essa aula na escola? Vocês gostam?
 Então ela gostava muito, mas não conseguia fazer nada direito. Quando ia jogar volei, ela ficava na reserva e ninguem a deixavaela entrar. Quando tinha que pular corda, ela se enroscava toda... E ninguém queria brincar com ela. Os meninos ficavam zoando. E isso a deixou tão triste que ela não queria nem mais ir para a escola.
  E agora? O que podemos dizer para a Flor? Vocês acham que o melhor é desistir mesmo?
              Deixe as crianças falarem.
            Sabe, esse problema da Flor me fez lembrar uma história que aconteceu com o rei Davi.
    Quem quer saber o que aconteceu? Vamos fazer uma viagem no tempo...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Para exposição da história, será preciso ter 2 cenários montados: um deles tem que ficar bem bagunçado. Deixe as cadeiras desorganizadas e algumas coisas fora de lugar. No outro, deixe tudo arrumado e coloque uma caixa em evidência com um papel bem grande escrito DESPOJO.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Davi estava voltando da guerra com seus soldados e quando chegaram à cidade de Ziclague a cidade estava toda queimada (vá para a parte bagunçada da sala com as crianças e continue contando). Os amalequitas, que eram inimigos de Davi, roubaram tudo, bagunçaram todo aquele lugar e levaram as mulheres e as crianças.  Era como se você chegasse hoje em sua casa e um ladrão tivesse entrado e roubado tudo e ainda levado sua família embora. Imaginem só?
    Escutem o que está aqui na Bíblia:
 ISm 30: 3 – 4
“Davi e seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar”.
             Davi e os homens ficaram muuuuuuuito tristes quando viram aquilo. Eles choraram tanto, mas tanto, até não terem mais forças para chorar. Imagine a preocupação deles com as suas esposas, seus filhos, eles tinham perdido tudo. E ainda, os homens que estavam com Davi quiseram apedrejá-lo, pois colocaram a culpa em Davi.
              E o que vocês acham que Davi fez? Será que ele ficou bravo com Deus? Será que ele pensou que Deus havia se esquecido dele? Ora, se os homens ficaram bravos com Davi, com quem Davi ficaria bravo? Em quem Davi colocaria a culpa? Em Deus?
               Não, ele não ficou bravo com Deus não, pois sabia que Deus não tinha aquela derrota para ele, mas sim a vitória. Ele confiava em Deus e sabia que Ele o livraria daquela situação. Sabem crianças, às vezes as coisas em nossa vida podem até não dar certo, mas nós nunca podemos culpar a Deus ou aos outros. Deus é aquele que sempre quer o nosso bem. Por isso, se você estiver em uma situação difícil, pode orar e saber que Deus vai te livrar. Por exemplo: quem já foi assaltado e não teve sua vida tocada? Eu conheço uma menina que há poço tempo atrás estava no carro com sua mãe quando os ladrões entraram e até apontaram a arma para elas, mas nada de mal aconteceu. Os ladrões apenas levaram o carro. Mas Deus é tão bom que horas depois a polícia encontrou o carro. Deus estava com aquela menina e Deus está com você.
             Davi então orou ao Senhor e Deus o mandou ir atrás daqueles homens porque Ele daria a vitória. Deus disse que eles conseguiriam ter o resgate de toda a família, ter de volta tudo o que foi roubado.
  Vamos ler aqui na Bíblia:
 ISm 30: 8
“Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu o Senhor: Persegue-o porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.”
              Davi, então se levantou, se reanimou no Senhor e foi atrás daqueles homens. Davi não ficou triste e nem duvidou de Deus. Assim também você não precisa ficar triste quando as coisas não dão certo, sabia? Assim como Davi você pode se animar e esperar que Deus fará o melhor para você. Quem aqui está esperando algo do Senhor e já estava até triste e cansado de esperar? Pois pode então colocar um sorriso no seu rosto e ter a certeza que Deus te dará esta bênção que você espera.
               Vamos ver o que aconteceu com Davi.
  Foram então Davi e 600 homens atrás daqueles destruidores.
  (Ande com as crianças pela sala simbolizando essa busca).
             Mas, muitos homens ficaram cansados e não queriam mais seguir. Muitos desistiram. Davi então deixou 200 homens esperando eles voltarem e seguiu o caminho com os outros 400.
           Davi persistiu. Ele não iria voltar para casa sem aquilo que Deus tinha prometido. Assim também você pode persistir. O que é persistir? É continuar a pedir ao Senhor, sem desistir da bênção que você está esperando. Por exemplo: não desista de ver seu pai aqui na Igreja, não desista de ver a mamãe com um emprego melhor...
             Então, Deus colocou um egípcio no caminho deles, que estava quase morrendo de fome. Eles alimentaram esse egípcio e ele contou para onde tinha ido os amalequitas.
Davi então, muito cheio de convicção, com muita certeza de que encontraria aqueles homens seguiu com seu exército.
  Finalmente!!!!!...... Eles chegaram até a cidade onde estavam os amalequitas e lutaram contra eles!!!! E Deus lhes deu VITÓRIA!!!
              Vá agora até a parte organizada da sala e sente com as crianças. 
            E sabe o que aconteceu? Davi conseguiu pegar as mulheres e crianças de volta!!!
  E Deus deu para eles o DESPOJO. Pegue a caixa escrita despojo. Vocês sabem o que é o despojo? Despojo é a recompensa da guerra. Aquilo que eles nem esperavam, eles receberam.
             (Abra a caixa e tire dela colares, relógio, tecido, uma figura de um boi – representando o gado -, moedas). Davi conseguiu tomar de volta tudo o que eles tinham roubado e conquistou mais coisas.

            Davi e o povo ficaram muito felizes. Deus tinha dado de volta tudo o que eles tinham perdido e agora eles tinham muito mais.
              O que podemos ensinar a flor com essa história?
            Isso mesmo, quando estamos tristes temos que orar ao Senhor e nos reanimarmos. Devemos ficar com nosso coração alegre porque Deus sempre vai dar um jeito para resolver os nossos problemas e vai nos fazer felizes.
 Se Davi ficasse chorando em casa, ele não ia conseguir nada.... Quando estivermos tristes, temos que orar, buscar a direção de Deus e ter a certeza de que Deus é nosso Pai e vai nos fazer feliz sempre.
             A Flor precisa se animar e se esforçar para fazer o melhor nas aulas. Ela precisa orar para que Deus não a deixe envergonhada, mas que ela tenha muitos amigos. Se a Flor for uma menina de bem com a vida, com alegria e disposição muitos vão querer brincar com ela.
            Quem aqui quer receber esse ânimo e disposição? Você tem algo que te deixa muito triste? Vamos orar agora e, como Davi, pedir que Jesus conduza a nossa vida.
Oração : Senhor Jesus eu desejo ter o seu ânimo na minha vida. Que a tristeza não encontre nenhum espaço no meu coração. Ensina-me, todos os dias, a orar ao Senhor, e buscar a sua direção para tudo. Eu tenho hoje a convicção de que o Senhor me fará muito feliz em tudo. E de que o Senhor não me esqueceu. Amém!
 
Lançar Perguntas ?
Quem acha que Deus já se esqueceu de algum de seus pedidos?     
           Quem aqui já teve alguma situação que te deixou triste?O que você fez? O que devemos fazer quando vemos alguém chorando ou reclamando o tempo todo por alguam situação ruim?
            Aqueles que têm ao Senhor Jesus não se abalam por dificuldade alguma. Sempre temos uma força nova, um ânimo para continuar, para vencer todas as dificuldades.
  Enfatize que Deus nunca se esqueceu e nunca se esquecerá!!!

Versiculo para Memorizar :
Josué 1:9
Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”.
Sugestão de atividade Manual:
Fazer uma estrela de Davi com as crianças e colar na estrela de cada criança um monte de balas. Isso representará o despojo!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário