JESUS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Brincadeiras Antigas!!!

.....Como era bom e divertido..........Que tal voltarmos ao tempo...e ensinar as nossas crianças nossas brincadeiras!!!Que saudades !!!!

As brincadeiras antigas para crianças nos remetem à um passado muito feliz e muito criativo. Há muito tempo atrás, no tempos em que os nossos pais e os nossos avós eram crianças, não existiam tantos brinquedos como existem hoje. Para se divertirem as crianças precisavam usar a criatividade e inventar muitas brincadeiras para passar o tempo. Como naquele tempo não havia muito material disponível, uma pedrinha, um pedaço de madeira, uma bolinha de vidro, um pedaço de tecido, tudo se transformava numa brincadeira para lá de divertida.



Brincadeiras Antigas 

- Gira pião: Alguém da turma esculpia um pião num carretel de madeira e todos se reuniam em volta de um circulo riscado no chão para alí atirar o pião. O impulso no pião podia ser dado com um barbante que era enrrolado na ponta ou até mesmo com as próprias mãos. O pião deveria girar dentro do circulo riscado no chão, se saisse fora deste circulo o jogador dono do pião saía fora da brincadeira. Esta brincadeira tinha muitas variações e também dependia da criatividade de cada jogador.



- Amarelinha: Consistia em fazer quadrados no chão com um giz ou até mesmo com um pedaço de tijolo velho. Nestes quadrados eram escritos números de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.Cada jogador, então, jogava uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pulava, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.


Chegando ao céu, pisava com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisava apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo. Se perdesse o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.


Ganhava o jogo quem primeiro alcançar o céu.


- Cantigas de Roda: Também conhecida como ciranda-cirandinha ou brincadeiras de roda, onde várias crianças davam as mãos formando um círculo, e começavam a cantar músicas do folclore brasileiro fazendo coreoagrafias pré-estabelecidas de acordo com a história que a música falava.



A música mais conhecida para as brincadeiras de roda é a:
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar .
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou .
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou .
Por isso, Fulano entre dentro dessa roda .
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora .




- Bolinha de Gude: Há diversas variações desta brincadeiras, as crianças podem apenas desenhar um circulo no chão ou sobre a terra, e tentar com a própria bolinha retirar de dentro deste circulo a bolinha do outro jogador. Também existem as versões da Bolinha de Gude na Covinha, que consiste em fazer covinhas na terra e lá colocar a bolinha de gude, o adversário tem que arremessar a própria bolinha e retirar de dentro da covinha a bolinha do outro coleguinha.

- Cinco Marias: São saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou semente. Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, ou grãos de arroz. O jogador tem que deixar todos os saquinhos no chão e ir um a um jogando-os para cima sem deixa-los cair novamente no chão, tem de agarra-los antes que eles toquem o chão novamente. Isso tem de ser feito com os 5 saquinhos. Quem deixar cair os saquinhos passa a vez para o outro coleguinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário