JESUS

quinta-feira, 2 de junho de 2011

História : A grande benção que Rute viveu!

 Rute 1 a 4




Quando alguém é fiel, ele dá honra a uma outra pessoa por meio de ajudar e
mostrar bondade embora outros abandonem-no. O mundo seria um lugar melhor se todo o mundo mostrasse mais bondade e amor.


Hoje, vamos aprender sobre uma mulher que era fiel para com a sua família e para com Deus.


História Bíblica:


Durante os tempos dos juízes (Jefté, Gideão, Débora, Sansão, etc.) houve, na
terra de Israel um longo período de fome. Por causa disso, uma família israelita, que morava em Belém, mudou-se para Moabe. Esta família fiel a Deus compunha do pai,Elimaleque, da mãe, Noemi, e dos dois filhos, Malom e Quiliom.
Em Moabe Elimeleque morreu e, seus dois filhos se casaram com moças
moabitas, Órfã e Rute. Depois de dez anos, os dois rapazes morreram também,deixando todas as mulheres viúvas.
Então, Noemi soube que já havia pão em Israel. Por isso, resolveu voltar para
sua terra. As duas noras, amando muito a Noemi resolveram acompanha-la de volta a Belém, apesar de esta ser, para elas, uma terra estrangeira. Mas Noemi parou no caminho e lhes implorou que permaneces em Moabe, com suas famílias, sua cultura e seu deus, temendo as grandes dificuldades que elas,  jovens viúvas,encontrariam.Órfã chorou, abraçou sua sogra e voltou para casa. Mas Rute insistiu em continuar com Noemi, dizendo:
− Não insista, pois e nunca a deixarei. Onde você morar, eu morarei. Seu
povo será meu povo e seu Deus, meu Deus.
 Onde você morrer, lá também morrerei. Apenas a morte nos separará!  Imagine a coragem e o amor desta moça moabita! Noemi viu o quanto Rute a amava. Juntas, elas andavam quilômetro após quilômetro.
A cidade toda se comoveu com a chegada dessas mulheres, perguntando se
aquela velha era, na verdade, Noemi. Mas ela, entristecida com  seu sofrimento,respondeu:
− Não mais me chamem de Noemi (que significa agradável), mas Mara (que
significa amargurada)!
E agora, o que estas pobres viúvas fariam para se sustentarem? A lei de Moisés ordenava que israelitas doassem as espigas de trigo e outros cereais caídas no chão dos campos, para que os pobres pudessem apanha-las. Sabendo disto, Rute se ofereceu para ir ao campo e apanhar trigo suficiente para fazer pão. E, assim, elas poderiam sobreviver.


Havia em Belém um fazendeiro rico, chamado Boaz o qual era parente de Noemi.
Estava na época da colheita.Eu já falei com as pessoas para não incomoda-la.Quando você tiver sede pode tomar da nossa água.
Cheia de gratidão,Rute se prostou e agradeceu a Boaz,por sua bondade e por ser estrangeira.Mas Boaz disse,que ela merecia,por causa da sua dedicação a Noemi.
Depois convidou para almoçar com o pessoal.e falou para os colhedores,deixarem espigas no local mais do que antes,para Rute poder pegar.
Naquela noite Rute voltou para sua casa e mostrou a grande quantidade de espigas que havia conseguido.Quando Noemi soube quem era o benfeitor que estava ajudando Rute ela ficou muito contente!Deus o estava abençoando.Ela disse a Rute:
-Minha filha precisamos achar um lugar para que você seje feliz.
Noemi disse : Tenho um plano.Esta noite vai até o local aonde Boaz esta trabalhando.Depois do serviço ele dormira lá.
Durante a noite você chegará até ele,deitando ao seus pés,e se cobrindo com a sua coberta.Sabendo que você é parente,ele lhe falará o que deve fazer,para casar com ele.
Rute obedecendo a Noemi,tomou banho,vestiu-se e foi deitar aos pés de Boaz.E quando ele a viu deitado ao seus pés,ele lhe disse:
-Que o senhor o abençõe minha filha!Não tenha medo.Farei conforme o seu desejo,pois todos sabem que você é uma moça correta.
Depois de uma interessante cerimonia civil,na qual Boaz recebeu a responsabilidade por Rute e depois de algum tempo ela deu a luz a um filho.
As mulherees da cidade ficaram felizes por Noemi,dizendo:
-Ele será o consolador da sua velhice,pois a sua nora que o ama,deu a luz a um filho.
E o filho de Rute se chamou Obede .


Recheie sua história,com atividades

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário