JESUS

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tempo de Criar!!! Bom Samaritano

Aula para crianças 07 a 10 anos

                                                     Tema: O Bom Samaritano

Lucas 10: 25 a 37

Louvor: Fica a sua escolha

 Objetivo: Mostrar para as crianças que devemos sempre ajudar aos outros da melhor forma que podemos. Quando temos o amor de Deus em nosso coração, sempre nos preocupamos com as pessoas e tentamos ajudar – quando fazemos isso, estamos agradando a Jesus. Despertar na criança o desejo de ajudar alguém que ela conhece.

Sugestão para o desenvolvimento da aula: Deixe a classe um pouco bagunçada, com as cadeiras fora de lugar, longe das mesas, papéis  no chão. E quando cada criança chegar, mostre que você se atrapalhou em pouco e precisa de ajuda. Algumas crianças vão oferecer ajuda, outras vão ficar só olhando, algumas vão aproveitar pra bagunçar... Depois que ajeitar tudo, você começa: “ Ah, hoje eu estava precisando mesmo de uma ajudinha, ainda bem que vocês chegaram”.

Ministração: Vocês já aprenderam que Jesus gostava muito de ensinar as pessoas contando histórias. Certa vez, Ele contou a história de um homem que viajava por uma estrada até Jericó. O homem andou, andou e já devia estar muito cansado quando ouviu um barulho. De repente, que susto! Alguns ladrões saltaram detrás de umas pedras e o cercaram. Coitado... ele estava ali sozinho, o que poderia fazer?

Então um ladrão roubou todo o seu dinheiro e o outro, tirou a sua roupa. Como se não bastasse, ainda bateram muito nele  e o pobre viajante ficou caído naquele chão enquanto os ladrões fugiam. Ele estava tão machucado, que nem conseguia se levantar para pedir ajuda.

Depois de um tempo, veio caminhando por ali um sacerdote – um homem que dizia conhecer a Deus – ele viu o homem lá caído, viu que estava ferido e precisava de ajuda, mas ele estava mais preocupado com as coisas que tinha que fazer e foi embora sem nem oferecer ajuda.

Demorou mais um pouquinho e o viajante pôde ouvir alguns passos. “Esse vai me ajudar”, ele deve ter pensado... Era um levita, e ele viu que o homem estava ferido – dava pra ver que ele havia sido roubado; mas ele olhou para o outro lado, disfarçou  e foi embora caminhando bem depressa.

Daí a pouco um homem samaritano veio caminhando pela mesma estrada. O viajante ouviu os passos e deve ter pensado: “Mais alguém que não vai me ajudar”. Mas felizmente, ele estava enganado! O samaritano viu aquele homem caído e foi até ele. Cuidou dos seus machucados, enfaixou as feridas do viajante e o colocou em seu próprio burro. O viajante estava muito ferido mas graças ao bom samaritano, ele podia ter alguma esperança.

O bom samaritano levou aquele viajante até uma pensão, onde tinha uma cama bem gostosa onde aquele homem poderia se deitar e descansar até melhorar. O bom samaritano pagou ao dono da pensão para cuidar do viajante até que ele sarasse e então partiu.

Quando Jesus terminou essa história, perguntou: Qual desses homens foi um bom próximo para o homem ferido? E responderam: o samaritano, aquele que ajudou! E assim como o bom samaritano, nós, devemos ajudar ao próximo(próximo é todo aquele que Deus coloca no nosso caminho!). Não importa se tem alguém vendo o que você está fazendo – Deus se agradará da sua atitude. Quem aqui quer alegrar o coração de Deus?
Versículo: “Amarás ao teu próximo”. Lucas 10:27

Lembrancinhas:Faça uma Mãozinha amiga de EVA e coloque um pirulito nela.



Atividades:





             

Nenhum comentário:

Postar um comentário