JESUS

terça-feira, 19 de abril de 2011

História : O que aprendo quando eu obedeço?

I Samuel 17:12,14e15
Hoje eu contarei a vocês uma história verdadeira, que está na Bíblia. Mas antes, deixa-me perguntar: quem tem animal de estimação em casa? Quem cuida dele? Quem é que dá banho e comida? A mamãe pede para você cuidar dele? E ela pede para você cuidar de outras coisas? Como arrumar seu quarto e fazer sua lição? E ela pede para você tomar banho também? Quem mais te pede para fazer alguma coisa? A professora? E você faz?



Olha o que eu tenho aqui para vocês:


Colocar dentro de uma caixa de papelão grande e colorida, 3 bichos de pelúcia e um boneco: urso, leão, ovelha e Davi.
Balançar esta caixa, fazendo suspense quanto àquilo que está acontecendo lá dentro. Deixar cada criança segurar um pouco a caixa, com você, fazendo-a tremer. Sentar com a caixa no colo, tirando um animal de cada vez, desenvolvendo um diálogo entre eles, em que o urso e o leão querem pegar a ovelinha. Fazer com que Davi saia da caixa, matando o leão e o urso e salvando aquela ovelha.


Mas quem será que foi forte e conseguiu salvar a ovelhinha?


Foi Davi. É sobre ele que nós vamos falar hoje. E eu não vou falar sobre a história de Davi e Golias, mas quero ensinar a vocês sobre quem era Davi. Vocês sabem o nome do pai de Davi? Vocês sabem como ele era? Será que ele tinha irmãos? E o que ele fazia durante seu dia?


Davi era filho de Jessé e tinha mais 7 irmãos. Ele era dá tribo de Judá, que pertencia ao povo de Deus. Ele era ruivo (de cabelos vermelhos) e de boa aparência. Enquanto seus irmãos iam trabalhar para o rei Saul, Davi cuidava das ovelhas de seu pai. Sim, Davi era pastor de ovelhas e isso era muito importante naquela época, pois desse trabalho é que dependia a família toda. Era como se Davi trabalhasse para ajudar levando o sustento para sua família. E ele era bem novo. Antes dos 17 anos Davi já trabalhava.


Sabe, Davi obedecia a seu pai. Ele tinha que se dedicar ao seu cuidado com as ovelhas. Então, ele saía bem cedinho para cuidar delas e quando precisava sair ele deixava um pastor junto com elas. Assim como Davi era obediente ao seu pai, Deus espera que você também seja obediente aos seus pais. Davi, ao obedecer a seus pais fazia algo muito importante que era trazer o sustento para sua casa. E você, cada vez que obedece, está também levando ajuda a sua casa. Pense na sua mãe chegando cansada em casa e ainda tendo que arrumar seu quarto. Não seria melhor ela chegar e já encontrar tudo arrumado por você?


Davi também sempre encontrava um tempo para louvar ao Senhor. Ele cantava ao Senhor e tocava com um instrumento chamado Harpa. Quem já viu a foto de uma harpa (professor, tenha a foto de uma harpa em mãos). Davi agradava ao Senhor quando obedecia a seu pai e também quando louvava ao Senhor e assim também Deus se agrada quando nós louvamos a Ele. E hoje nós podemos louvar com tantos instrumentos...


Certo dia, enquanto Davi cuidava de suas ovelhas, adivinhem o que aconteceu de verdade? Apareceu um leão e um urso para comer as ovelhas de Davi!!! Deveria ser um dia bem calmo. Imaginem o leão e o urso se aproximando...


Mas Davi estava lá e lutou contra estes animais e os venceu. Se Davi não tivesse cuidado das ovelhas de sua família, certamente o leão e o urso teriam matado várias delas e o sustento de sua casa teria sido prejudicado. Assim também acontece com a gente, quando nós deixamos de obedecer. Por exemplo: quando nós deixamos de fazer as tarefas da escola, quem fica sem saber a matéria somos nós mesmos e quando chega a prova....


O pai de Davi também pedia para ele fazer outras coisas. Certo dia ele pediu para Davi levar pães a seus irmãos que estavam em um acampamento em guerra contra os filisteus.



Sua mãe já te pediu para ir comprar algo na padaria ou para cuidar de seus irmãos? Será que Davi ficou bravo com seu pai e disse que não iria? Não, pelo contrário: Davi se levantou bem cedinho como seu pai lhe ordenara e seguiu para encontrar seus irmãos. Ele deixou um guarda junto com suas ovelhas.


Chegando lá, Davi encontrou com seus irmãos e também com os inimigos do povo de Deus. Entre eles sabem quem estava? O gigante Golias!!! E sabem o que aconteceu naquele momento?


Voltem no próximo domingo para saberem...


Davi era um menino que em tudo obedecia a seu pai. Ele fazia todas as tarefas, cuidava de suas coisas e na hora que seu pai falava ele estava pronto para obedecer. A Bíblia não diz se seus irmãos obedeciam ou não e também não fala que Davi mandava os outros fazerem as coisas em seu lugar. Davi era humilde perante seus irmãos e vocês verão mais para frente que Davi obedecia também a Saul, que era rei. Assim também nós precisamos obedecer aos nossos pais, avós, professores e pastores. Porque Davi obedecia e cuidava com amor daquilo que seu pai pedia, ele sempre conseguia o que queria e ainda abençoava a sua família. Obedecer é muito mais do que simplesmente aceitar o que seu pai pede. Obedecer é ganhar! É abençoar! É agradar a Deus!


E você só vai conseguir obedecer se tiver a Jesus como seu Salvador. Você já aceitou a Jesus em seu coração? Você quer hoje pedir perdão a Ele e pedir para que Ele venha morar em sua vida?


Fonte : Renascer Kids

                           Recheie sua história,com atividades
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário