JESUS

terça-feira, 19 de abril de 2011

História : Davi segundo o Coração de Deus ??

I Samuel 15/I Samuel 16:1 a 13

Quem sabe o que é isto que eu tenho em minhas mãos? (mostre um abajur).
 O que é isso? Para que serve? Quem tem abajur em casa.
Sabem que eu já vi muito abajur lindo? Uma vez eu vi um abajur com enfeite de cristal. Era a coisa mais linda! Porém... Na hora que eu apertei o botãozinho... Cadê a luz? Nada!!! Tava fora da tomada! Então, era só um enfeite. Era bonito demais, era caro, chique, mas não servia para nada. O que adiantava ser tão bonito se ele não dava luz? Era bonito por fora, mas por dentro não tinha nada. É como este abajur fora da tomada...


Da mesma forma, vocês sabiam que Deus vê o que está dentro de nós e não o que está por fora? Mas, como será que Deus vê dentro da gente? Será que ele coloca uma lâmpada dentro de nós? Tem uma lâmpada aí? (brinque olhando cada criança).


Eu tenho uma história verdadeira que está aqui na Bíblia que mostra isto direitinho. Você quer saber?


Quem se lembra da história  de Davi? O que ele era mesmo? Quem era o pai dele? E quantos irmãos ele tinha? Sim, ele era pastor de ovelhas, seu pai chamava-se Jessé e ele tinha 7 irmãos.


Certo dia, Deus enviou um homem chamado Samuel para ungir uma pessoa como rei de Israel, no lugar do rei que se chamava Saul. Só que Samuel não sabia quem Deus havia escolhido. Deus somente disse para Samuel: “vá à casa de Jessé, porque dentre seus filhos eu escolhi um que será o rei de Israel’’.


Então, Samuel foi à casa de Jessé e pediu para ele apresentar seus filhos. O primeiro foi Eliabe (chame uma criança para ser Eliabe). Ele era alto, bonito, forte (peça para a criança representar). Samuel disse: “certamente foi este que o Senhor escolheu para ser rei’’. Mas Deus o respondeu: “eu não vejo como o homem. O homem vê a aparência, mas eu vejo o coração’’.


Escutem crianças o que aconteceu. Samuel pensou que Eliabe era o escolhido de Deus. E por quê? Porque ele era forte, alto, bonito. O que Samuel estava vendo? O exterior, a aparência. Mas Deus não estava vendo nada disto. Deus conhecia o coração de Eliabe. Deus sabia se aquilo que Eliabe fazia era bom ou não. Sabem, pode ser que nós estejamos vendo como Samuel. Isto acontece, por exemplo, quando nós vemos uma pessoa com carro chique, com uma roupa linda, de marca, ou muito bonita e pensamos que por isso ela é melhor do que os outros ou do que nós. Mais ou menos como aquele abajur de cristal que eu vi, que era bonito, mas não acendia. Então, nós não podemos escolher nossos amigos por aquilo que eles têm ou por serem bonitos ou ricos. Nós devemos saber que Deus ama as pessoas da forma que elas são. E assim ama a você também, mesmo que você não seja rico ou não esteja com a roupa da moda.


Bem, mas e os outros filhos de Jessé? Vamos ler na Bíblia o que aconteceu. INTRODUZA A LEITURA BÍBLICA AQUI. Deixa-me explicar.


Jessé fez Samuel conhecer seus 7 filhos. Os 3 filhos mais velhos deveriam ser bem fortes porque eles sempre iam para a guerra lutar. Mas Deus disse que não era nenhum daqueles. E agora? Será que Samuel foi embora? Não! Ele perguntou a Jessé: “acabaram os teus filhos?’’. Então Jessé disse que havia um filho mais moço, o caçula que estava cuidando das ovelhas. Era como se Jessé tivesse esquecido deste filho. Vocês sabem quem era este filho? Sim, era Davi. Jessé o amava. Mas ele não tinha sido lembrado por seu pai para estar ali junto com seus irmãos. Porém Deus lembrou dele. Você alguma vez já foi esquecido por alguém? Já te deixaram de chamar para participar de um almoço ou de um jogo ou de uma brincadeira na escola? Saiba que assim como Deus não se esqueceu de Davi, Deus nunca esquece de você. Sabem por quê? Porque Jesus te ama! Ele te recebe e te aceita assim como você é. Deus também não se esquece de nenhuma das tuas orações. Deus cuida de você e também da sua família.


Então, sabem o que aconteceu? Jessé chamou a Davi e quando Davi chegou (você pode chamar uma criança para ser Davi) Deus disse a Samuel: “levanta e unge-o, pois este é o rei a quem escolhi’’.
Davi, o menor de todos os irmãos... Nem tão forte deveria ser. Mas foi Davi a quem Deus escolheu como rei. Deus conhecia o coração de Davi. Sabia que ele era obediente. Lembra que ele cuidava das ovelhas? O que mais ele fazia? Ele louvava ao Senhor. Davi nem poderia imaginar ser rei. Será que ele se achava fraco? Sabem, às vezes você pode pensar que é feio, fraco, que você não pode, que você não sabe, que os amigos não gostam de você. Mas isto não é verdade. Deus te fez um menino perfeito. Você é bonito, inteligente e também forte. E sempre que não souber fazer algo, se você pedir ao Senhor, Ele te ajudará e você vai conseguir.


Bem, mas e o rei Saul? A história na Bíblia nos diz que o rei Saul era desobediente a Deus. Ele não fazia nada do que Deus pedia. Ele fazia somente o que ele queria. Ele era bonito, forte, mas não tinha um bom coração. Então Deus o rejeitou e escolheu a Davi que o amava, que era obediente, que adorava e louvava a Deus.


Davi tinha o coração segundo o coração de Deus. Ele estava ligado em Jesus, na palavra de Deus. E no dia da escolha Deus queria alguém que tivesse luz, não adiantava ser só um abajur bonito tinha que iluminar todo o caminho do povo de Deus. Isto quer dizer que para ser um rei, um homem a quem Deus daria muitas vitórias, tinha que ter um coração que agradava ao Senhor. Deus vê nosso coração pelas nossas ações, isto é, por aquilo que nós fazemos.


E você só vai conseguir ter um coração igual ao do rei Davi se tiver a Jesus como seu Salvador. Você já aceitou a Jesus em seu coração? Você quer hoje pedir perdão a Ele e pedir para que Ele venha morar em sua vida?

                            Recheie sua história,com atividades

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário