JESUS

terça-feira, 5 de abril de 2011

História : Amar a Deus de coração como Abel

Gênesis 4.1-14, 25 e 26

"Foi Adão que colocou o nome em sua esposa: Eva, que quer dizer “vida”, pois ele disse que ela seria a mãe de toda a humanidade. Nasceu o primeiro filho de Adão e Eva: Caim. Depois nasceu o outro filho, se chamou Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um ótimo “agricultor . Já Abel, gostava muito de cuidar de ovelhinhas, ele se tornou “pastor de ovelhas”.



Passado algum tempo Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus aceitou Abel e sua oferta e não aceitou Caim e sua oferta. Sabe por quê? Porque Deus conhecia o coração de Abel e o de Caim. Deus sabia que Abel fazia tudo para agradá-lo, que o amava de todo o coração. Mas Deus também conhecia o coração de Caim e sabia que ele não O amava verdadeiramente. A Bíblia diz que as obras de Caim eram más e de seu irmão, justas. Deus ainda avisou Caim: se você andar direito é claro que vou aceitar você. Você pode mudar seu coração! Mas Caim não se arrependeu, não quis amar a Deus de todo coração, continuou com muita raiva, tanta raiva que matou seu irmão Abel.
Que tristeza! Na Bíblia diz que você deve amar a Deus de todo o coração e as outras pessoas como se fosse você mesmo. Se Caim amasse a Deus e a seu irmão, ele jamais o teria matado. E agora?


Deus havia prometido que “Seu” filho nasceria como homem para salvar o pecador. Mas Abel, que amava a Deus morreu. Será que o Filho de Deus viria da família de Caim?! Não, pois Deus deu outro filho a Eva: Sete, e da família de Sete, muitos e muitos anos depois nasceu Jesus.


Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado fazendo uma pergunta de cada vez, esperando e ajudando-os a responder com muita paciência.
• Qual o nome do primeiro filho de Adão e Eva?
 • Qual o nome do segundo filho de Adão e Eva?
• Qual deles cuidava das plantas?
• Qual deles era pastor de ovelhas?
 • Qual deles amava a Deus de todo o coração?
• Como chamou o terceiro filho de Adão e Eva que nasceu?


É importante dar um versículo bem simples ou parte dele, caso contrário elas não conseguirão decorar ou compreender. Ainda assim o versículo deve ser explicado e pode ser repetido durante a aula. Deve-se também explicar o significado para ter certeza que a criança compreendeu-o: "Você deve gostar muito, muito de Deus no seu coração, com o seu pensamento, Deus deve ser muito importante para você.”

O professor deverá chamar a atenção da criança para o que vai ser ensinado. Isto pode ser feito de duas maneiras: perguntando alguma coisa relativa à lição, em linguagem simples, ou mostrando alguma coisa concreta e original.
Sugerimos: • Perguntar: "Vocês gostam, amam a mamãe (o papai ou a vovó)?
 Vocês amam de coração? Vocês gostam de agradá-la? "

                           Recheie a sua história ,com atividades e criatividade



              

Nenhum comentário:

Postar um comentário