As vezes na correria das aulas precisamos de um apoio param mostrar o nosso trabalho ,achei esta Idéia Original ,fácil, barato e desejei dividir com vocês ...achei no google
Uma das experiências que precisamos ter com as nossas crianças é ensinar a essencia da Palavra de Deus .Pouco falamos sobre este assunto.As ofertas que eram oferecidas a Deus no Velho Testamento.
Segue abaixo algumas gravuras:
Móveis Usado no Tabernáculo
Vestes Sarcedotais
Santuário
Tabernáculo - Onde ficava os móveis em cada respectivo lugar. Tabernáculo em volta as 12 Tribos de Israel
Os Três Ss” mostra três tipos de cristãos; Num programa de televisão estão, um Cristão Salvo, um Cristão Sentado e um Cristão Satisfeito. Jesus está presente e vai falar com cada um, dizendo-lhes o que falta.
PERSONAGENS:
- Jesus - Cristão Salvo - Cristão Sentado - Cristão Satisfeito - Apresentador de TV
Cena 1
O apresentador inicia mais um programa... Apresentador: - Boa noite! São __ horas e __minutos. Mais uma vez estamos no ar para mostrar a você, telespectador situações que nos fazem refletir. Qualquer semelhança é mera coincidência. A história de hoje mostra três tipos de cristãos: o salvo, o sentado e o satisfeito. Vejamos as cenas a seguir...afinal, você escolhe!
Obs.: os 3 "S" estarão congelados enquanto o apresentador inicia o programa posicionados na respectiva ordem: salvo, sentado e satisfeito.
Cena 2
O cristão Salvo está lendo a bíblia. Jesus se aproxima e diz:
JESUS: - Como me alegro vendo você ler a bíblia. SALVO: - É Jesus, tenho que me alimentar da palavra. Faço isso todo dia! JESUS: - Isso é muito bom! Porque nem só de pão vive o homem, mas da palavra de Deus. SALVO: - É verdade! JESUS: - Só te falta uma coisa... SALVO: - O que? É, deixa eu ver...eu oro todo dia, leio a bíblia, vou a igreja... Não sei. Acho que só. Não consigo lembrar. O que falta? JESUS: - Pregar o evangelho. SALVO: - Ah! é mesmo. Mas sabe Jesus, pregar não é comigo. Eu não consigo! Sou muito tímido, você entende né? Eu já sou salvo e pra mim tá ótimo. Pregar é coisa pra pastor. JESUS: - Existem muitos que não ouviram falar de mim. Se todos os salvos pensarem como você, muitos morrerão sem conhecer a verdade. E qualquer que se envergonhar de mim e das minhas palavras eu me envergonharei dele.
O Salvo abaixa a cabeça e sai de cena. Cena 3
Em seguida Jesus vai até o cristão Sentado. Ele está na igreja (*cenário que pode ser montado com algumas cadeiras*).
JESUS: - Chegou cedo. SENTADO: - Sim! Vim pegar o melhor lugar. Não podia perder o culto hoje. JESUS: - Fico feliz que ame a casa de Deus. SENTADO: - É Senhor, amo mesmo. Se pudesse morava aqui. É maravilhoso vir adorar a ti nesse lugar. JESUS: - Mas você pode adorar a Deus em qualquer lugar. Porque você é templo e morada do Espírito Santo. SENTADO: - Amém! JESUS: - Mas sabe o que te falta? SENTADO: - O que Senhor? Pode dizer. JESUS: - Mais compromisso com a minha obra. Você está sem tempo pra trabalhar pra mim. SENTADO: - Ah! Senhor, eu trabalho tanto. Tenho família pra sustentar. Não posso participar das atividades da igreja. JESUS: - Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. O cristão Sentado coloca as mãos no rosto e abaixa a cabeça. Jesus vai ao encontro do Satisfeito.
Cena 4
O cristão Satisfeito está de costas falando ao celular. Jesus tenta chamar a atenção dele (toca em seu ombro), mas o satisfeito continua numa ligação...
SATISFEITO: - Vai ser segunda-feira a reunião de oração. Pode deixar, vou falar com o Pastor. Não, não se preocupe! Fica na paz. (*nessa parte ele se vira e fica de frente pra Jesus enquanto desliga o celular*).
SATISFEITO: - Jesus!!! JESUS: - Vi que você está bastante ocupado. Podemos conversar? SATISFEITO: - Claro Senhor! Pra você eu tenho todo tempo do mundo. JESUS: - Tenho notado que você está muito ocupado com os assuntos da igreja. Fico feliz que trabalhe pra mim, mas o que eu mais quero é que tenha tempo pra termos comunhão. Você trabalha na casa de meu Pai, mas nem busca a presença d'Ele. E quase não para pra ler a bíblia. SATISFEITO: - É verdade!. Estou tão atarefado que quase não paro pra ler a palavra. Orar, só quando meu sono deixa, porque estou muito cansado. Mas o Senhor sabe que eu te amo! Eu amo a tua obra. Amo te servir. JESUS: - Sei. Mas de que adianta trabalhar pra Deus e não ter comunhão com ele? É assim que você diz que me ama? O Satisfeito sai cabisbaixo.
Uma mãe que cuida da casa, as filhas que não querem se envolver com as coisas da casa.
A mãe que se entristece com a incompreensão.
O desafio a mudança de atitude a partir do momento das homenagens.
Cenário: uma sala e uma cozinha
Personagens: Mãe e duas filhas(Daniela e Fernanda)
Objetivo: Mostrar ao filhos que não é só nos dia das mães que a mãe tem que ser amada.
Este texto está na web, com vários títulos diferentes...
NARRADOR: É muito fácil em uma data como esta, os filhos falarem palavras doces, de carinho para nossas queridas mães.
Esta, que um dia nos colocou no mundo, esperou por 9 meses, com paciência, com muito amor, e nos ajuda sempre.
Está sempre ao nosso lado. Mas, o que realmente importa a cada uma das mães, não é apenas uma programação bonita, nosso carinho, presentes neste dia, mas sim, em casa, vivermos o que estamos falando neste programa especial, dedicado com muito amor a você que é mãe.
(A mãe está em cena, preparando o almoço, pois suas filhas estão para chegar)
MÃE: Nossa! Já está quase na hora das meninas chegarem.
IGOR: Oi mãe! Ai que fome. O que tem de gostoso?
MÃE: Olha eu fiz isso, não tinha mistura e o seu pai não deixou dinheiro.
(Igor faz careta, sem que a mãe perceba e senta-se para comer, logo após chega a Bartira)
BARTIRA: Mãe, você sabe que eu não gosto disso. Não tem nada? Que saco! Chego em casa com fome e olha o que tem. (fala brava).
NARRADOR: Mal sabiam os filhos a angústia que sua mãe estava por saber que aquela refeição preparada com amor, não agradaria seus filhos, pois cada mãe sabe o que cada filho gosta, do jeito que gosta.
(Os filhos antes de voltarem ao trabalho, assistem um pouco de televisão, dando uma leve bagunçada na casa).
BARTIRA: Mãe, tchau, está na minha hora.
IGOR: Espera eu, vou com você, terei de entrar mais cedo hoje, tchau mãe.
MÃE: Nossa, vou ter que ir ao mercado comprar algumas coisas.
NARRADOR: A mãe então sai para fazer comprar para a casa, e demora um pouquinho, porque todos aqui sabem o que é ir em um mercado, não é?!
(A mãe chega em casa com algumas sacolas, olha para a casa bagunçada e diz):
MÃE: Que bagunça! Deixa eu começar, né?!
(Chegam os filhos do serviço)
IGOR: Ai que canseira, trabalhei até. (elE liga a televisão, enquanto entra a Bartira).
BARTIRA: Já começou a novela?
IGOR: Já, começou agora.
(Os doiss sentam na sala)
NARRADOR: Enquanto sua mãe está na cozinha limpando, pois teve um dia muito corrido e devido a isso a casa ainda não estava limpa.
MÃE: Venham me ajudar. Tem um monte de coisas para fazer, tive que sair hoje, vem me ajudar.
BARTIRA: Ah mãe, estou assistindo, estou cansada, espera um pouco.
IGOR: A casa esta do mesmo jeito da hora do almoço mãe, ninguém fez nada e agora você fica enchendo, depois nós vamos.
NARRADOR: A mãe mais uma vez foi humilhada por seus filhos e chora ao travesseiro calada.
Filhos estas que dizem que a amam, que ela é tudo, mas no dia a dia são isso que acabamos de ver, e não percebem a tristeza que causam a sua mãe.
E você? Que tipo de filho está sendo? Talvez não seja este o seu problema, mas qual é o seu problema? Você está sendo aquilo que Deus e sua mãe esperam de você?
Quanto tempo vai esperar para amar de verdade a sua mãe? Quando perdê-la? Pois sabemos que nada neste mundo é para sempre e eterno.
Vamos então amá-las enquanto há vida, pois o amanhã pode ser tarde demais
O grande desafio é em transmitir a Palavra de Deus de uma forma que as crianças entendam e guardem em seus corações as histórias maravilhosas que encontramos relatadas na Bíblia, cuja principal é a boa nova do evangelho “que Jesus é o nosso Salvador”.
É neste contexto que quero falar que o teatro é uma excelente forma de atrair a atenção das crianças. Crianças gostam de coisas novas. Gostam de novidades. Se você chegar e ler uma historinha, sem ação, as crianças não prestam atenção. É preciso contar com ação, trazer figuras, objetos, envolver a atenção da criança, para que a Palavra de Deus seja assimilada.
Uma das formas muito interessantes de se contar Histórias Bíblicas é através do teatro. Colocar a criança como personagem. Elas adoram. A história acaba sendo uma brincadeira e certamente elas compreendem melhor. A criança vivência a cena, e a história faz sentido a ela.
Usar o teatro na escola bíblica para contar uma história bíblica é ser criativo e atrativo para as crianças.
Tema da Aula: Josué quando teve medo de assumir a responsabilidade Base Bíblica: Josué Objetivo: Mostrar as crianças que devemos ser corajosos em Cristo Jesus.
Sugestão de Desenvolvimento:
Fazer bonequinhos representando a mamãe o Pedrinho ( verificar em criatividade ,temos o passo a passo). Exposição da Aula: Vocês sabiam que Jesus sempre está por pertinho para nos proteger de todo o mal???? Pois é.......... Jesus está sempre com a gente..... Tinha um menino chamado Pedrinho que estava brincando no seu quarto com todos os seus brinquedinhos. E ele estava muito feliz, louvando e cantando as musiquinhas de Jesus. De repente, a luz da casa dele acabou e ficou tudo muito escuro..... Ele não conseguia ver nada e ficou com muito medo. (Fechem os olhinhos para ver como é o escuro) E sabem o que aconteceu? Logo, logo a mamãe dele chegou e ficou pertinho dele e ensinou que no escuro não tem nada de mal e que ele não precisava ficar com medo, que Jesus estava sempre por perto. A gente não precisa ficar com medo do escuro pq. Jesus sempre está com a gente nos protegendo de todo o mal.
Situação da Criança:
Quando a criança está numa situação de perigo ou que demonstre insegurança, ela sente medo e precisamos ensiná-las que Jesus estará sempre por perto.
Atividade: Pintura. do desenho abaixo bem colorido. Versículo: E o SENHOR disse a Josué: Não temas, pois nada poderá te resistir. Josué 10:8 Lembrançinha:Recortecom o versículo e de para as crianças levarem !!.
Objetivo: Ensinar as crianças que Deus está sempre com a gente.
Louvor:Fica a sua escolha
Sugestão de Desenvolvimento: Figura de uma cama, um menino abraçado com a mãe e um menino sozinho (se possível o mesmo).
Exposição da Aula:
Vocês querem saber o que aconteceu com este nosso amiguinho? (Mostre a figura)...... Ele era muito amigo de Deus e um dia, os meninos da escola que eram malvados vieram perto dele e começaram a falar que ele ia ficar sem amigos, que ele não era obediente e que por causa disto, Jesus iria ficar muito triste com ele e não iria mais ser amiguinho dele.... E sabem o que aconteceu? Ele ficou muito medo de não ser amiguinho de Jesus e quando chegou em casa, foi se esconder lá embaixo da cama dele...... De repente, a mãe dele falou assim: ué, mas cadê o Joãozinho? E foi procurar...... Quando ela chegou ao quarto e viu o Joãozinho embaixo da cama falou assim: meu querido, o que vc está fazendo aí? E ele falou que seus amiguinhos falaram que Jesus não seria mais seu amigo e ele estava com muito medo. Então, a mamãe dele deu um abraço bem forte em Joãozinho e disse que Jesus sempre será amigo de todos que quiserem e todos que gostar das coisas D’Ele,......., de cantar musiquinhas, de ir na igreja,...... De obedecer à mamãe e o papai...... E aí, Joãozinho foi logo brincar com seu carrinho e nunca mais ficou com medo.
Situação da Criança: Não importa a situação que estivermos Deus sempre será nosso amigo e sempre nos amará.
Versículo para Memorizar:“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mateus 28:20