JESUS

sábado, 12 de março de 2011

Nunca Julgar as pessoas

Mateus  7 : 1 a 5


“ Olá crianças, quero fazer uma perguntinha? Quem aqui sabe o que é juiz? Quem já viu um juiz?

(deixe que elas comentem e falem, se possível. - nesta hora entra o Juiz de futebol - )


O Juiz é aquele que sabe o que está certo ou errado, não é mesmo. E se tiver errado ele cobra a falta ou dá cartão vermelho ou amarelo, no futebol, não é mesmo? E todo tem que obedecer porque afinal de contas ele é o juiz ele sabe de todas as regras
Quem já viu um Juiz de tribunal? Hoje eu sou o juiz veja só a minha roupa e nós vamos fazer uma brincadeira. O juiz do tribunal também sabe de todas as leis e sabe o que está certo e o que está errado e ele pode dar uma punição pra quem está errado ou fez uma coisa errada, não é mesmo?


Muito bem, a brincadeira é assim: quem estiver certo vira o juiz, e veste a roupa, mas antes nós vamos comer este doce com creme de chantilly bem gostoso cada um vai comer um pedaço, ok?”
(Já combinado antes com outra pessoa ou auxiliar, esta, deixa um pouquinho de creme no lado da boca. O juiz também se suja, mas deixa bastante creme e faz de conta que não sabe. Faça de uma maneira que dê tempo de todas as crianças comerem, por isso deve ser um pedaço pequeno)


DRAMATIZE:


“ Bom, eu sou o Juiz e você está errado, porque você comeu bolo e sua boca esta suja! Você não presta atenção não, seu porcalhão! Você parece bebezinho, não sabe comer direito! Tem que dar na boquinha, é, tem que tomar mamadeira, eh?! Tem que trocar fraldinha, também?”


( Nesse tempo as crianças já perceberam que a boca do juiz está mais suja do que a do outro e vão ficar falando… falando… e quando percebe, olha no espelho, fica sem graça e daí dá a roupa de juiz para a outra pessoa que julga do mesmo jeito. Alterne com as crianças para elas verem os erros das outras e julgarem).


“ Jesus falou aqui na Bíblia que a gente não a gente não deve ser juiz de ninguém, que nós não devemos julgar os outros para que também as pessoas, nem Deus julguem a gente. Vamos ler: (LEIA MATEUS 7:1 e as crianças repetem com você. Os maiores devem abrir suas bíblias e todos lerão juntos)
Nós não podemos ficar olhando o erro da pessoa sendo que a gente também tem coisas erradas, ok? Vocês entenderam?


(ENTRA OS FANTOCHES ou as 2 PESSOAS)


- (chorando, triste) Buá… buá… (soluçando)
- Porque está chorando, o que aconteceu?
- Buaá... Buá… eu vou embora… eu vou fugir de casa!
- Por quê? O que houve!
- Minha mãe não gosta de mim, nem meu pai nem ninguém… buá… buá… snifff. Snifff…


- Não é possível isto… Eles te falaram isto?
- Não… eu seiiiii! Ahhhhh… buáaaa…
- Como você sabe se eles na te falaram nada…
- Eu sei… eu sei… Minha mãe gosta mais do meu irmão… ela não fica brava com ele, só comigo… buáa…
Eles não gostam de mim, eu sei… buáa… por isso eu vou embora.


- Escuta aqui, para de chorar… Sabia que você está julgando sua mãe e seu pai, e sua família. Quando ela fica brava ou dá bronca não é porque ele não gosta de você, muito pelo contrário é porque ela quer teu bem e quer um filho que faz as coisas certas, ela só está corrigindo você para você ser uma criança melhor a cada dia. E você está sem juiz! Cuidado! Quando a gente julga as pessoas, as pessoas também podem julgar a gente. Nós acabamos de aprender isto!


- E mesmo? Então minha mãe gosta de mim? É verdade??
- Sim ela gosta muito de você, não é crianças?
- Ahh que bom que você me ensinou isto, é que todo dia eu fico pensando assim, então eu não estou fazendo certo, né.? Eu vou lá em casa e vou dar um abração na minha mãe e no meu irmão também!! Tchau! Obrigado! Tchau… Minha mãe me ama… minha me ama lalala…






“ Crianças, quantas vezes a gente já não pensou assim, não é mesmo. Quando eu era criança eu também pensei… Quantas vezes só porque a gente pensou a gente julgou a outra pessoa ou o amiguinho, ou o irmão ou até mesmo a mamãe e papai.


Jesus nos ensinou a não fazer isto. Então nós vamos todos os dias prestar atenção para não julgar as pessoas que estão perto de nós, em casa, na escola, os coleguinhas os amigos. Foi isto que Jesus ensinou aos seus discípulos quando ele subiu lá na Montanha. E hoje Jesus também está ensinado para todos nós!


amos orar e pedir para Jesus nos ajudar a aprender logo (Ore com elas)




                

Nenhum comentário:

Postar um comentário