JESUS

sábado, 12 de março de 2011

História : Jesus é o sal da Terra

Mateus 5:13 a 16
Depois de ler esta passagem na Bíblia, brinque com as crianças como se fosse passar o dedo no bracinho delas para ver se elas “têm sal’’ (dinâmica indica para os menores). Depois procure também a luz nelas. Faça de conta que ligará uma delas na tomada para ver se vai sair luz.



Fale: mas por que Jesus disse que nós éramos sal da terra e luz do mundo???


Leve as crianças para uma mesa em que você tenha duas massas de pão (ou outro alimento, de acordo com sua criatividade e possibilidade), sendo uma com sal e outra sem – segue receita anexo. Peça para as crianças ou uma criança provar e dizer o que achou.


Fale: a massa mais gostosa é a que tem sal. Ele é que traz sabor aos alimentos que comemos e nos traz alegria por isto. O sal também é responsável por não deixar os alimentos estragarem. Bom, então ser sal da terra significa uma coisa muito boa, não é? Significa que levamos para todos os lugares a alegria e as coisas abençoadas por Deus. Por exemplo: quem já chegou em casa e viu o papai e a mamãe triste e percebeu que eles ficaram felizes quando você entrou? Ou na casa da titia. Você é aquele que leva as coisas boas do Senhor. Você leva a alegria, a paz, o amor. Certamente quando você chega a casa de algum amigo ele fica feliz.


E ser a luz do mundo? Apague as luzes (se estiver na sala com crianças menores apague apenas algumas luzes...não crie um clima de medo, ok), e chamem as crianças para verem uma foto ou um desenho de uma paisagem bem bonita (pode ser de revista). Eles não vão enxergar nada. Depois você pega uma lanterna e deixa cada criança ver e comentar. Fale: é muito bonito, não é? Sabem, quem não tem Jesus não consegue enxergar as coisas de forma que lhe traga alegria e esperança. Isto é porque as pessoas não percebem que Jesus está com elas. Você que tem Jesus tem a luz dele e pode levar as outras pessoas também. A luz de Jesus está na Bíblia, nas suas histórias e cada vez que você fala de Jesus a uma pessoa, você leva esperança e até solução para o problema dela. A Luz de Jesus brilha também na vida daqueles que o recebem como Senhor e Salvador. Então, a luz brilha em nós, porque temos a Jesus e quando levamos Jesus as pessoas! Que demais, né?! Eu quero ser e levar a Luz de Jesus para TOOOODOOS os lugares!

Por exemplo: quem se lembra de Naamã (conte a história resumida – 2Re 5:1-19). Ele era um comandante muito importante, mas era doente. Ele tinha lepra (explique). E quem lembra o que aconteceu? A empregada que foi trabalhar na casa dele tinha Jesus. Ela falou de Jesus para a esposa de Naamã. Falou que Jesus curava a doença e então Naamã foi atrás de Jesus. Quis conhecê-lo. Então vocês lembram que Eliseu orou por Naamã, deu a ordem para ele mergulhar no Rio Jordão 7 vezes e ele saiu curado. Um homem muito importante, mas que era muito triste e não tinha esperança de ser curado... (se a turma não conhecer a história pode contá-la com mais detalhes)


Assim como aquela menina levou a luz de Jesus para Naamã e que por isso foi curado, você também é a luz de Jesus que leva a cura e a salvação para as pessoas. Quando você ver alguém doente ou passando por algum problema fale que Jesus tem a cura e a solução.


Conte também aquilo que Deus já fez por você. Deus já te curou? Já levou seu pai para a Igreja? Deixe cada um falar de forma ordenada (se preciso, passe uma bola indicando com quem está a vez de falar). Fale: contar seu testemunho também é levar a luz para as pessoas, porque você está levando esperança de que Deus é fiel e também pode ajudá-la.

                                   Recheie sua história com atividades             

Nenhum comentário:

Postar um comentário