JESUS

Desejoa você!!!Que o louvor entre no seu coração!

Desejoa você!!!Que o louvor entre no seu coração!

sábado, 19 de março de 2011

Professor :Dicas para uma aula abençoada!!


1.Interaja entre as crianaças e faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;



2.Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);


3.Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;


4.Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.


5.Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);


6.Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);


7.Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto do dia seguinte);


8.Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...');


9.Involva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abençôe" - cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te dê a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).


10.Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).




Vá com calma!


Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.




Divida o trabalho


Faça um "banco de talentos" - descubra o que as pessoas gostam de fazer. Alguns são excelentes músicas; outras  são boas contadoras de histórias; uma pode ter uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar!
Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.


Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade. Um senhor da sua igreja pode reformar  as cadeiras das crianças outro  preparar uma mesa na altura certa. Um artesão podera fazer um flanelógrafo (velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia cuidar das salas de aula.


Ore...ore...ore....muito....porque você terá uma aula super abençoada!!


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário