JESUS

quarta-feira, 9 de março de 2011

Crianças aprendem com coleções!!!


1 - Estudos de comportamento comprovam que as crianças que tem ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, são dotadas de maior auto-estima, valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios e são disparadas mais seguras de si que as demais que não cultivam esse hábito.



2 - O passatempo de colecionar alguma coisa, dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente seu, que ainda poderá ser compartilhado com os outros.

3 -  Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas preferências. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.

4 - Os quadrinhos, desenvolvem no colecionador um gosto acentuado pela leitura e pesquisa, além de torná-las mais bem informadas e críticos. Através dos quadrinhos muitas crianças aprendem a ler.


 5 - Outro ponto positivo é o mundo de fantasia das histórias, onde elas podem se imaginar como partes integrantes daquele universo cheio de aventuras, onde tudo dá certo, onde as coisas sempre acabam bem, sendo também uma forma de trabalhar o estado de abstração e a imaginação de cada um.

6 - Através das coleções  aprende-se muita geografia, história, ciências, artes, costumes, e aprende-se a conhecer melhor o mundo onde vivemos. A história dos países e dos povos torna-se mais clara. A história do próprio País onde se vive ganha destaque extra, juntamente com as datas importantes e os personagens mais ilustres.

7 - Assim, não importa que objetos a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa útil de verdade. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas definidos. Essa prática de definir objetivos, vai significar muito no seu futuro.

8 - Outra coisa que deve ser mencionada. Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.

9 - Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos. A idéia é que a criança desenvolva como disciplina, o estado de se organizar mais, ser mais responsável, aceitar melhor os desafios e criar em si o sentimento de definir seus próprios objetivos na vida.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário