JESUS

sábado, 26 de março de 2011

História : Criação

Genesis 1

- Quando nada era nada,Deus ordenou e tudo se criou -1º dia
- Fez a noite e o dia,mesmo na terra sem forma e vazia.Assim começo a criação -2º dia
- As águas estavam misturadas.Então Deus a separou.Colocou as chuvas no céu,os rios nas florestas e o mar aonde há belas praias. E cada um segue o seu caminho -3º dia.
- Deus criou as plantas e as árvores como elas são.Com sememntes e frutos grandes e pequenos,doces e azedos.-4º dia.
- Deus criou o sol para brilhar de dia.Deus criou a lua e as estrelas para brilhar de noite.O céu se tornou muito lindo.-5º dia.
- Deus criou peixes e animais que moram na água.A grande baleia e o pequeno lambari.Cada um do seu jeitinho especial.-6º dia.
- Aqui e ali a terra se encheu de animais de tod as espécies.Grandes e pequenos,que vivem perto ou longe,no alto ou em baixo,estreito ou largos.-7º dia
-Deus viu a sua criação e disse: Isto é muito bom !!!!

1- Nem toda criança compreende o que é nada ou tudo. Faça brincadeiras que movimentem as crianças conforme uma ordem do professor. Ordene que se levantem, abaixem, fiquem longem ou perto, abracem o irmãozinho etc, sempre aproveitando o contexto do ambiente em que está dando a aula. Mostre que as coisas aconteceram na brincadeira porque você ordenou. Enfatize o poder da Palavra de Deus na criação e que precisamos ser obedientes à Palavra de Deus.

2- Para falar sobre a noite e o dia use uma lanterna. Crianças gostam de brincar com lanternas, assim como nós. Não apague totalmente o ambiente (algumas crianças têm medo), apenas diminua a iluminação como for possível para que você use a lanterna e fale sobre a criação da luz, do dia e da noite.


3 - Faça uma calha com cano de pvc cortado ao meio, ou arranje uma já pronta. A calha não precisa ser muito grande. Coloque-a em declive enfeitando-a com pedrinhas e folhas de plástico para lembrar um rio. Na parte final do declive coloque uma bacia vazia. Com um regador pequeno derrame água que descerá pelo calha até a bacia. Fale da chuva, dos rios e mares que foram criados por Deus. Aproveite a bacia e jogue algumas bolinhas de isopor com carinhas desenhadas a caneta, deixe que as crianças resgatem as bolinhas com uma rede de aquário. Valorize a colaboração e não a competição.



4 - É hora do lanche! Distribua frutas ou sucos diferentes e peça que as crianças apreciem cada sabor. Enfatize que Deus fez cada um de sua maneira.





5 - Você já falou do céu muitas vezes para as crianças, mas quantas vezes usou uma luneta para observar a lua ou mesmo fez essa observação a olho nú? 
 Se você tiver um laptop leve-o para a sala e faça uma viagem à lua. 
 Imprima o mapa do céu com antecedência caso não possua internet disponível e fale que foi  Deus que criou.  Deixe que as crianças se deslumbrem com a criação de Deus.



6 - Selecione animais de brinquedo, de preferência que façam parte do universo imediato da criança e peça que façam comparações estabelecendo as semelhanças e diferenças entre cada animal. Aproveite para mostrar que Deus criou cada animal conforme sua espécie.



7- Faça um tour pela igreja. Pode ser uma brincadeira de caça ao tesouro ou algo mais sossegado.
 Mostre as crianças que Deus criou cada coisa em seu lugar com seu espaço definido. Assim como os seres humanos podem escolher onde colocar uma parede ou um móvel, Deus pode escolher onde ficará a terra ou o mar, só que para Ele é muito fácil. Mostre as crianças  onde o corpo de cada criança é uma referência do espaço.
Diga para João ir até Maria, depois para Paulo e voltar para seu lugar, depois use a imaginação definindo João como Padeiro, Maria como a doceira e Paulo como o quitandeiro do bairro, por exemplo.
 Desenhe uma rua no chão com giz e localize os alunos nos lugares referencia. Depois conte uma história onde cada um deverá seguir o mapa para cumprir pequenas tarefas. Enfatize que sendo, grande ou pequeno, perto ou longe, Deus criou todos os lugares da terra.


Termine com o trabalho de memorização do versículo.




Recurso Visual - para contar a história faça um "Calendário da Criação" de EVA com as sequências de cada dia da criação (figuras anexas ao post) e vá apresentando os fatos sem focalizar muito a ordem dos dias com crianças muito pequenas, pois um espaço de uma semana é demais para a cabeça delas.





                              **Recheie sua história,com atividades **

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário