JESUS

domingo, 27 de março de 2011

Crescimento Espiritual da criança

CRIANÇAS E ADOLESCENTES - INSTRUMENTOS DO AMOR DE DEUSAconselhamento com a criança



1. É sempre importante conscientizar a criança que demonstrou desejo de aceitar a Cristo, levando-a ao entendimento da atitude que tomou, com urna conversa em particular.



2. Passos a seguir:


a) O momento é solene, e a criança tem que saber disso.


b) Não importa a idade,


· Não fale demais,


· Não estimule sentimentos como medo, pressão, emoção, etc.,


· Não faça comparação com outra criança que aceitou.


· Não faça do apelo uma apelação. O apelo une a decisão da criança a Deus.


c) Pergunte delicadamente


· Use linguagem simples.


· Mostre na própria Bíblia o que você quer dizer,


· Permita que a criança faça sua própria oração.


d) Explique o que quer dizer pecado (a criança não tem noção do que seja).


e) xplique o que quer dizer salvação.


f) Explique que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, que nos leva a Deus Criador.


3. Fases do Aconselhamento:


a) Decisão


· Como você se chama? (para a criança recém-chegada)


· Você gostou do que ouviu?


· O que você ouviu que a levou a ficar depois da aula?


· Você sabe o que Deus promete àqueles que crêem em Jesus como o seu Salvador?


· Você quer pedir ao Senhor Jesus que a salve agora mesmo?


· Você quer orar sozinho, ou quer que eu a ajude? (Essa oração é importante porque conscientizará a criança dessa atitude solene. Caso ela não queira orar sozinha, porque na maioria das vezes pode-se sentir envergonhada, ore com ela de forma simples, pedindo-lhe que repita, conforme as palavras forem sendo ditas. Ex.: “Senhor Deus, eu sei que sou pecador e fiz muitas coisas erradas, mas estou arrependido e reconheço que o Senhor Jesus pode-me salvar, pois morreu na cruz por mim e ressuscitou para me perdoar. Senhor, entra na minha vida e torna conta de mim. Escreve o meu nome no livro da vida. Em nome de Jesus. Amém.”


b) Verificação



· O que você acabou de fazer?


· Com quem você acabou de conversar?


· O que você pediu?


· Você tem certeza de que Ele a salvou?


· Se a criança tem dúvidas, consulte Rm 10:13,


· O que Deus promete em Sua Palavra?


· Deus pode mentir?


· Você acredita que Jesus é o Salvador?


· Você é salvo? Temos certeza através da Palavra de Deus. (Rm 1O:13)


c) Segurança da salvação


· Quando alguém perguntar: Você e salvo? O que você irá dizer?


· Se alguém perguntar: Como você sabe que está salvo? O que irá dizer?


· Resposta correta: Eu sei que sou salvo porque a Bíblia diz, e ela é a Palavra de Deus. Eu creio na Sua promessa de que sou Seu filho


· A segurança da salvação tem que ser baseada na Palavra de Deus e não no que a criança pensa, ou no que diz o conselheiro.


· Se você pecar, continua salvo? (geralmente a criança diz não)


· E necessário explicar que ela não perde a salvação.


· Temos que ensinar-lhe a pedir perdão.


· Aceitando-se a Cristo uma só vez, verdadeiramente, é suficiente para a vida toda. (Hb 13:5).


· Quando houver pecado, o que deve ser feito é pedir perdão, para continuar sendo salvo.


d) Vitória sobre o pecado


· Quando pecamos. Deus fica alegre ou triste?


· Não devemos pecar nunca. Não podemos amar o pecado.


· Quando pecamos, devemos confessar, ou seja, contar o pecado, e deixá-lo, pedindo perdão a Deus, em nome de Jesus, e Ele perdoará, (I Jo 1:9, 2:1).


e) Crescimento


· Você e salvo agora o Senhor quer que você cresça no conhecimento dele.


· Lendo a Palavra,


· Orando,


· Testemunhando (contando aos outros sobre Jesus, participando da igreja onde você aprenderá mais da Palavra de Deus).


4. Mensagem Simples


A mensagem de salvação é simples e deve ser aplicada com toda a sua simplicidade. Os ítens básicos são os seguintes:


a) Deus e o nosso Criador. Ele e santo, justo e ama você e a mim.


b) Você e eu pecamos


c) Deus nos amou tanto, que mandou Seu Filho Jesus para nós. Ele nasceu um bebê como você e morou com os homens (seu pai e sua mãe).


d) O Filho de Deus, Jesus, morreu numa cruz para que o Seu sangue nos desse a salvação do nosso pecado.


e) Ele não ficou morto, mas ressuscitou e foi para o céu como Senhor de todas as coisas.


f) Você pode recebê-lo como Salvador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário