JESUS

terça-feira, 22 de março de 2011

História : 10 Mandamentos para as crianças!!!

Exodo 20


Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como:



Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.
Você está quase perto.
Está morno. Por isso você vai ganhar uma balinha.
Leia na Bíblia o capítulo 20 do livro de Êxodo e diga o nome do monte onde Moisés recebeu os Mandamentos. Se acertar todos vocês ganharão um marcador de Bíblia.


(Não esqueça de partilhar as balinhas ou qualquer outro mimo com todos)

E assim por diante, até completar mais ou menos as 10 tiras restantes.


Resultado: Até aqui você tem 20 tiras de papel ofício. 10 delas estão marcadas com os 10 Mandamentos da Lei de Deus e as outras 10, com algumas situações para dar continuidade ao jogo.


Agora você coloque essas tirinhas dentro de bolas de gás e depois enche-as, amarre-as e arrume, onde ficar melhor, no seu ambiente de encontro. Providencie um painel bem bonito, pode ser feito com cartolina, papel 40 K, papel pardo ou outro de sua preferência, para montar um painel bem enfeitado, onde o tema deverá ser: Os Dez Mandamentos da Lei de Deus. E abaixo, numerado com dez linhas. Assim:



Explicado a dinâmica:



A turma deverá estar sentada em círculo. O painel deverá ficar ao lado das bolas cheias, com os papéis dentro... Você vai pedir uma criança para levantar e estourar a bola. Ele vai ler o que está escrito.
Se for algum Mandamento, dê parabéns para ele e depois presenteie com algum mimo de sua preferência, que pode ser até uma balinha, ou docinho.Você fala Xiiiiiii...vamos tentar novamente.
 Você vai no painel, com uma letra bem legível, e escreva o mandamento na numeração correta... Chame a próxima criança e assim sucessivamente, até que se complete o mural dos Mandamentos... A ideia é que este mural fique sempre exposto, na sala , em lugar bem visível, para que todos possam ter acesso. É uma forma deles aprenderem e fixarem os Dez mandamentos de forma bem lúdica.

Mas lembre-se: Não esqueça de explicar a eles que gravar os Mandamentos em ordem é importante, mas o essencial é tê-los no coração, sempre respeitando os mandamentos de Deus para a nossa vida!


Depois dê continuação ao seu encontro de forma mais reflexiva e faço-os pesquisar na Bíblia, trabalhar em duplas, fazer recortes e colagens... Use a sua imaginação! mas nunca deixe de falar sério com cada um deles.


Aliás, na igreja, podemos brincar, fazer dinâmicas... Mas é importante momentos de ouvir e partilhar com as crianças . E silêncio na hora da oração!

Os dez Mandamentos da Lei de Deus.

Deus chamou Moisés no Monte Sinai e lá ditou dez mandamentos para os israelitas viverem em paz e com ordem. Eram dez leis que ensinavam o caminho para uma vida correta. Quem ama a Jesus obedece aos seus mandamentos e os Seus mandamentos são caminhos para a nossa felicidade.

                        **Recheie sua história,com atividades e criatividades**
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário