JESUS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

História : Rebeca

Genisis  25: 19 a 34 / 27: 1 a 43


Rebeca não podia ter filhos e Isaque orou muito a Deus para que sua mulher tivesse um bebê. Deus atendeu a oração de Isaque e Rebeca ficou grávida - a benção foi tão grande que ela ficou grávida de gêmeos.



Enquanto Rebeca estava grávida, Deus falou com ela dizendo que os dois meninos representavam duas nações inimigas e que uma seria mais forte que a outra. Ela deu a luz e os meninos se chamaram Esaú e Jacó.


Esaú foi o primeiro a nascer e logo depois Jacó. Jacó e Esaú cresceram, mas apesar de gêmeos eram bem diferentes. Esaú gostava de caçar, era um ótimo caçador e seu pai gostava muito de comer a carne dos animais que ele caçava. Já Jacó, era mais sossegado e gostava mais de ficar em casa, portanto era mais próximo de Rebeca.


Um dia Jacó estava cozinhando um ensopado muito apetitoso. Esaú chegou do campo cansado e com fome. Sentindo aquele cheirinho da comida, pediu que Jacó lhe desse um pouco. Jacó queria muito ter a primogenitura ( explicar a benção que o pai dava ao filho mais velho naquela época) e disse que daria a comida para Esaú, se ele lhe desse os direitos de ser o filho mais velho. Esaú estava com tanta fome que pensou: ”De que me adianta essa tal primogenitura?”. E ele aceitou a proposta do irmão: trocou os direito de ser o filho mais velho por um prato de sopa, jurando à Jacó e dando sua palavra à Deus. Esaú então comeu a sopa que Jacó lhe deu, lambendo os beiços, mas desprezando os direitos de ser o filho mais velho.


Isaque já era velho e não enxergava mais quando chegou o dia de dar a benção ao filho mais velho. Isaque pediu então, que Esaú fosse caçar para lhe preparar uma comida bem gostosa. Enquanto Esaú foi caçar, Jacó pegou dois cabritos bem bonitos e os trouxe para que sua mãe preparasse um prato bem gostoso para seu pai. Ele e Rebeca armaram tudo! Jacó vestiu roupas de Esaú e cobriu o pescoço com peles de Cabra - Jacó enganou e mentiu para seu pai, fingindo que era Esaú.


Jacó ainda desconfiou; “Como você caçou esse animal tão rápido?”, mas Jacó mentiu dizendo que Deus havia mandado o animal ao seu encontro. Depois Isaque desconfiou da voz, mas apalpou-o e sentiu o cheiro de Esaú. Ainda assim Isaque perguntou: “Quem és tu meu filho?” E Jacó mentindo novamente, disse que era Esaú e assim recebeu a benção e os direitos de ser o filho mais velho.


Quando Esaú chegou do campo e soube o que seu irmão havia feito, ficou com muita raiva e acabou esquecendo que foi ele mesmo quem quis trocar a benção pelo prato de comida. Esaú jurou matar seu irmão Jacó, que fugiu para a casa de seu tio Labão, onde teve que ficar por muito tempo... Muitas vezes, podemos ser atraídos por uma coisa que parece ser boa, mas depois percebemos o quanto agimos mal. Jesus é a benção da nossa vida e não devemos nunca desviar nossa atenção dele, sabendo que Jesus não deve ser trocado por nada.

                 
                                  Recheie sua história,com atividades
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário