JESUS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Que festa é esta ?

Exodo 12 : 25 e 27 / Ex. 7 : 14 a 25


Quero apresentar a vocês um menino, muito esperto, que está com muitas perguntas na sua cabeça (mostre o sapato de criança e o ponto de interrogação; se for dramatização ou fantoche, o personagem deve segurar o ponto acima da cabeça).



Vamos fazer assim: toda a vez que eu mostrar esta figura, o ponto de interrogação, vocês vão me ajudar e vão perguntar todos juntos ? ? “POR QUÊ?”, está bom? Podemos começar?
Todo ano a família do nosso amiguinho aqui, se preparava para uma grande festa, muito especial e importante! Era uma correria só. A mamãe ia pra cozinha porque tinha que preparar uma comida especial. Carne assada, a vovó tinha que fazer um pão especial. O papai e o vovô estavam lá no quintal, escolhendo um cordeirinho especial. E ainda mais! Tudo tinha que estar pronto até o final da tarde. Não poderia atrasar nada!


(mostre o ponto) ??“POR QUÊ?”
Havia 4 dias que eles estavam preparando. Tinha que fazer desse jeito, toda vez. E sabe o que mais? Todas as famílias tinham que fazer a mesma coisa do mesmo jeito e juntos na mesma hora. O que mesmo? Vamos lembrar?


- Comida especial: Carne assada (hummmm...)
- O pão especial da vovó
- E também o cordeirinho especial
Era um jeito bem diferente de fazer uma festa, o menino pensava, mas (mostre o ponto)
??“POR QUÊ?”
Ele então resolveu no meio daquela correria perguntar para o papai. (Mostre os 2 sapatos)
- Papai ?? “POR QUÊ?” todos estão fazendo assim deste jeito toda vez? Tudo igual! Que festa é esta?
O papai falou: espera um pouquinho que eu já volto. Preciso levar o cordeirinho lá na cozinha, porque não pode atrasar... já volto! (Mostre a bolinha de algodão ou o cordeirinho).
O que?! Cordeirinho na cozinha???? O que vão fazer com ele???
Ele é o mais novinho, o mais bonito, o mais branquinho, ele não tem mancha nenhuma!! Papai,
??“POR QUÊ?”
- Já volto já meu filho... Eu e o vovô vamos te explicar!
O pai voltou e junto também o vovô.
- Vamos te explicar meu filho: Esta festa esta comemoração, é a PÁSCOA DO SENHOR!


PÁSCOA é PASSAGEM, foi o dia que o anjo do SENHOR, passou por cima, longe da casa do nosso povo, quando morava no EGITO, naquele dia todos os filhos dos egípcios morreram, mas os do nosso povo não, porque Deus nos livrou. Essa é a nossa PÁSCOA!


- Mas pai,?? “POR QUÊ?”,
Daí o vovô falou: (mostre os óculos mude o tom de voz...)
- Muito tempo atrás, havia um rei muito mal, que não gostava do nosso povo, o povo de Deus. Esse rei era o Faraó (mostre a coroa ou a figura do Faraó). Ele tinha medo que o povo ficasse muito grande e forte e tomasse o lugar dele, então ele fez o nosso povo de escravo (mostre as correntes). Nosso povo sofreu muito... Todos os dias choravam... Até as mulheres e crianças, todos eram escravos. Então eles começaram a clamar, a orar todos os dias para Deus mandar um livramento e tirar o povo das mãos daquele rei muito mal.
Passou muito tempo, muito tempo, muito tempo (mostre um relógio ou um calendário) e Deus respondeu a oração do povo e mandou um homem que se chamava Moisés (mostre) para libertar o povo.
Moises foi falar com o Faraó dizendo: “Deus mandou você deixar o povo sair daqui. Solte o povo de Deus, porque Deus mandou.”
Mas Faraó não queria deixar de jeito nenhum. Ele era muito mal.
Então sabe o que aconteceu?
Deus mandou coisas muito ruins acontecerem lá no Egito. Eram PRAGAS!
-Vovô o que é praga?


- Sabe o que é praga?


Praga é uma coisa terrível! É uma coisa muito ruim, que faz mal para as pessoas e porque o Faraó não quis deixar o povo ir, DEUS MANDOU 10 PRAGAS PARA O EGITO! MAS NENHUMA ATINGIU O POVO DE DEUS!


Mostre os cartazes das 10 pragas e fale de cada uma delas: EXODO 7: 14-25; Capítulos 8 a 11
1. A água virou sangue
2. Rãs
3. Piolho
4. Moscas
5. Peste nos animais
6. Feridas, úlceras
7. Chuva de pedras
8. Gafanhotos
9. Escuridão durante três dias


Toda vez que vinha uma praga, Faraó falava que ia deixar o povo de Deus ir embora, mas não deixava nada. Então Deus mandava a outra e a outra, mas Faraó estava muito durão. Ele só enganava, falava que ia deixar, mas na hora ele não deixava.
- Mas vovô você não falou que eram 10?
- Isso 10 Pragas.
- Mas eu contei só 9 (conte também com as crianças). Tá faltando uma!
- É meu filho, o papai falou, a última era a mais, a mais terrível de todas as pragas.
- Conta logo, conta logo, pai.
- A décima praga era a MORTE! A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS
- Morte? Primo... Primo... Gênico? O filho perguntou.
- Não. É PRIMOGÊNITO (repita com as crianças).


- O que é PRIMO... PRIMO... GÊ... NITO?
- Primogênito é o filho que nasceu primeiro. Todos os filhos que nasceram primeiro que estavam no Egito iriam morrer naquela noite.

- Mas...?? “POR QUÊ?”. Espera aí vovô, todos os filhos que nasceram primeiro que moravam no Egito iriam morrer? Então... Então... pai? Nosso povo morava no Egito? Então os filhos do nosso povo iriam morrer também? Não estou entendendo?


- Filho, é aí que entra o nosso livramento. Deus ia passar por cima das nossas casas e não ia matar nossos filhos. A PASSAGEM, a PÁSCOA, entendeu?
- Mas como ele ia saber qual casa?
- Ah... As casas precisariam ter uma marca na porta, em cima e dos lados.
- Que marca é esta, vovô?
- As portas teriam que ter uma marca de sangue! SANGUE DE UM CORDEIRINHO, novinho limpinho sem mancha nenhuma. E naquela noite quando o anjo passou no EGITO, todos os filhos do Egito morreram, mas nossos filhos não morreram, nenhum, porque eles fizeram tudo o que Moisés falou para fazerem e esse foi o grande LIVRAMENTO. E Deus mandou que todo o povo lembrasse aquele dia para sempre. É a nossa PÁSCOA!


Depois disso Faraó finalmente deixou o povo sair do Egito. O povo estava livre e nunca mais nós fomos escravos. Nunca mais


- Por isso, meu filho, nós estamos celebrando hoje, a nossa PÁSCOA. Nós vamos lembrar como foi fazendo tudo igualzinho eles fizeram. Porque Deus mandou fazer isto para sempre e também contar para os nossos filhos como ele nos livrou. E você também quando crescer, casar e tiver seus filhos você vai contar esta história para eles.


- Vou sim pai. Vovô posso te pedir uma coisa? CONTA DE NOVO, CONTA?
Crianças, vocês entenderam esta história? Quem quer ouvir de novo? Então domingo que vem nós vamos contar e continuar, porque tem mais.


Agora eu tenho uma pergunta pra vocês?


Essa PÁSCOA da história é diferente, não é mesmo? Nem tem coelho, nem tem chocolate, nem ovo de chocolate! Quem pode me explicar isto?


??“POR QUÊ?”.
SITUAÇÃO DA CRIANÇA :
Foi assim que aconteceu a primeira Páscoa. Quem será que inventou esse negócio de que Páscoa é chocolate, hein? Lógico que chocolate é uma delícia e que a gente vai querer comer messssmo! Mas a verdadeira Páscoa é esta que está aqui na Bíblia.


E quem conhece essa verdade pode comer o quiser, no dia que quiser, na hora que quiser. E o que Deus deseja é que cada criança entenda essa história. E tem muito mais.


Eles tinham que matar um cordeirinho e colocar o sangue nas portas. Será que precisa fazer isto ainda hoje? Não, lógico que não? Jesus é a nossa Páscoa. Jesus trouxe um livramento muito grande para nós. Jesus foi igual o cordeirinho. Ele mesmo derramou o seu sangue na Cruz por nós. Jesus é o Cordeiro de Deus. JESUS É A NOSSA PÁSCOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário