JESUS

sexta-feira, 11 de março de 2011

história : José

Genesis 39 ,42,47


Isaque, o filho da promessa, crescia e era a alegria de seu pai e sua mãe: era um menino alegre e obediente. Mas um dia, Deus disse para Abraão sacrificar seu filho a Ele. Sacrificar? Isso mesmo: construir um altar de pedras, colocar lenha e seu filho sobre ela, com fogo! Ué, não foi Deus que deu Isaque para Abraão e agora queria tirá-lo?

Abraão foi chamado de amigo de Deus e na realidade, Deus estava querendo testar seu amigo... saber a quem Abraão amava mais, a Ele ou a seu filho!


Abraão estava com o coração apertado mas obedeceu a Deus, muito cedinho ele se aprontou com Isaque e foi para onde Deus havia mandado.


Interessante é que Abraão, apesar do sofrimento, não pediu para que Deus mudasse de idéia – simplesmente obedeceu. Preparou tudo para o sacrifício: a lenha, o fogo, o cutelo (tipo de faca) e subiram o Monte Moriá. No meio do caminho Isaque percebeu a falta de alguma coisa e perguntou ao pai onde estava o cordeiro que seria sacrificado. Com fé, Abraão respondeu: “Deus proverá para si o cordeiro do sacrifício”.


Mas chegando ao lugar e preparado o altar, cordeiro nenhum apareceu. Abraão então, amarrou seu filho e colocou no altar.


Quando ele pegou o cutelo, ouviu do céu uma voz mandando ele parar e não fazer mais aquilo. Deus não queria o sacrifício de Isaque, o que Ele queria; era o sacrifício que Abraão fez: estar disposto a entregar o seu único filho, o que mais amava, nas mãos de Deus!
Quando Abraão olhou pra trás, viu um carneiro preso pelos chifres em árvores –agora sim, Deus tinha providenciado o cordeiro para o sacrifício...


Os anos se passaram; Isaque cresceu e se tornou um homem forte. Sara havia morrido e Abraão, muito velhinho, queria encontrar uma esposa para o seu filho. O desejo do seu coração, era que essa moça gostasse de Deus; mas Abraão e sua família moravam em uma terra chamada Canaã, onde a maioria das pessoas adoravam outros deuses.
Como ele queria que seu filho casasse com uma moça de Deus, mandou seu empregado Eliézer à casa de seus parentes na terra onde tinha nascido, para buscar uma noiva para Isaque.


O empregado ficou com medo que algo saísse errado, mas Abraão disse à ele que Deus enviaria seu anjo para ajudá-lo. Eliézero seguiu viagem e quando chegou no destino, perto do poço onde as moças da cidade tiravam água, ele OROU AO SENHOR pedindo ajuda - ele pediu que a moça certa viesse ao poço e quando ele pedisse água, ela lhe daria; e sem que ele pedisse, daria água também aos seus animais. Já pensou no trabalho que essa moça teria para tirar água para 10 animais? A moça que fizesse isso seria a escolhida.
Ele mal acabou de orar quando apareceu uma moça linda que se chamava Rebeca. Ela fez tudo o que ele havia pedido na oração e assim, ele teve certeza de que era a moça certa. Ela aceitou voltar com o empregado para se casar com Isaque.


Eles se amaram muito e se casaram. Eram felizes mas queriam muito um bebê; e Rebeca não podia ter filhos. Isaque, que era um homem de Deus, orou por Rebeca para que ela pudesse ter filhos - ele sabia que assim como Deus tinha preparado sua esposa, poderia curá-la. Deus respondeu a sua oração . Rebeca ficou grávida e teve gêmeos:Esaú e Jacó.
Mais uma vez, podemos ver que devemos sempre pedir ajuda de Deus em nossas dificuldades. Devemos sempre fazer a vontade de Deus e não a nossa – o que é certo, e não o que queremos. Quando colocamos nossas vontades e sonhos nas mãos de Deus, Ele dirige nossas vidas em direção ao seu plano para nós!

                          Recheie sua história com atividades
             




Nenhum comentário:

Postar um comentário