JESUS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bem Aventuranças II

Mateus 5 : 1 a 12


E o que são as bem-aventuranças?



As Bem-aventuranças são ensinamentos muito importantes que Jesus deixou para nós. Se tivermos esse valores dentro dos nossos corações e os praticarmos, muitas coisas boas vão acontecer.


Hoje eu trouxe mais duas para vocês. Vamos ver o que elas têm de tão especial? Qual vocês escolhem primeiro?
Vamos ver... Felizes...Os mansos.
Olhem só.. tem uma figura aqui de um pato. Sabe porque? Vou contar uma historinha deste patinho...


Um dia 3 patinhos tinham combinado de brincar no rio depois da aula.
Aí, as 3 mães falaram para os patinhos não brincarem no fundo porque era muito perigoso e o jacaré vivia aparecendo do outro lado do rio...
Um dos patinhos ficou muito revoltado, falou para a mãe não encher com essa história de jacaré e como ele já tinha 8 anos, já sabia se virar sozinho.... E foi embora, sem dar a menor atenção pra mãe dele...
O segundo falou assim: - Ta bom, Tá bom... vou tomar cuidado
O terceiro ouviu, ficou pensativo e não respondeu nada...
Quando chegou no rio, os 3 patinhos começaram a brincar e a se divertir muito....até que o patinho mais rebelde teve a ideia de apostarem uma corrida até o outro lado do rio.
Um dos patinhos falou: Acho melhor não... lembram o que as nossas mães falaram sobre o jacaré...
Não vai acontecer nada... respondeu o outro patinho... isso aqui tá muito calmo. O jacaré nem deve estar e nossa mãe não vai ver...
O patinho que ficou mais pensativo enquanto a mãe falava disse que não iria. Ele preferia obedecer a mãe. E disse mais: “A nossa mãe não está aqui, mas Deus está vendo que isso não está certo. Eu não vou desobedecer.”


Então os 2 patinhos deram risada desse que não quis ir... e desobedeceram.


Agora me digam. Qual dos patinhos se deu melhor? Os que foram brincar do outro lado ou o que preferiu não ir, por mais que estivesse com vontade?
Isso mesmo, o que obedeceu. Sabe qual foi o final da história. Os 2 patinhos voltaram desesperados porque encontraram o jacaré. Ainda bem que não aconteceu nada de mal, mas a mãe deles acabou dando uma grande bronca e deixando eles 1 mês sem jogar videogame...Será que valeu a pena, desobedecer?



(Caro professor, usar a ilustração dos patinhos somente para os menores, para os maiores utilize daqui para baixo, esclarecendo bem o conceito de mansidão)


Os mansos são aqueles que obedecem a Deus, aos pais, aos professores da escola, aos mais velhos, aqueles que agem como o patinho. E quando alguém da escola zoar com você porque você não quis aprontar? Aí você vai lembrar que vale a pena obedecer, porque os mansos recebem algo muito especial... (vire a página)... Eles herdarão a terra.
Olha que lugar lindo! Sabe o que é herdar a terra? É você se dar bem em tudo o que você fizer, na escola, você terá um bom emprego, você terá força para vencer as dificuldades, as promessas de Deus, os sonhos que você tem. Se você não for rebelde, mas for obediente, você vai ver sua família muito feliz e vai conseguir realizar muitas coisas boas.


(Ministre compartilhe um testemunho seu, de obediência e peça para eles contarem também!!!)


Então, como estamos conversando...Precisamos aprender a sermos mansos, a obedecer aos pais, a pedir perdão, a aceitar a vontade de Deus porque assim seremos felizes e viveremos os nossos sonhos!!!
Agora vamos aprender mais um segredinho de Jesus: Felizes os que tem fome e sede de justiça.
Como assim??? Olha essa figura. A pessoa está com fome? E parece que a comida está boa?!
O que vocês acham que Jesus quis dizer? Em ter fome e sede de justiça?É fazer o bem, o que é correto, mesmo se as outras pessoas não entendem.
Por ex.: Se uma criança quebrar todos os brinquedos do kids, não vai ser nem um pouco legal, não é verdade?! Nós que estamos aprendendo hoje essa bem-aventurança..o que devemos fazer?
Cuidar dos brinquedos e ensinar as outras crianças a cuidarem também.
O que mais vocês acham que é ter fome e sede de justiça? (Incentive-os)


Será que vale a pena?
- Colar na prova


- Mentir


- Excluir alguém de uma brincadeira


- Deixar um colega novo que acabou chegar na igreja de fora de uma brincadeira?


- E bater no meu irmão ou em uma amigo?


- Agitar uma briga na escola?
Lembrei de uma história na bíblia, um homem chamado Zaqueu, fazia muitas injustiças. Ele roubava as pessoas, cobrando à mais. Mas quando ele conheceu a Jesus, ele teve fome e sede de justiça. Mudou sua atitude e devolveu todo o dinheiro que havia roubado.

E Zaqueu se tornou uma pessoa farta de felicidade.
Quando você faz o que é certo, você se torna a pessoa mais feliz dessa terra (mostre a figura final).
Quem quer ser muito feliz?
Então vamos orar e pedir para o Senhor nos ensinar a seguirmos essas bem aventuranças todos os dias.
“Jesus, desejo seguir os seus ensinamento, me ensina a ser manso, obediente, a ter fome e sede da sua justiça. Eu sei que seguindo esse caminho serei muito feliz e viverei o melhor dessa terra.”

                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário