JESUS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Amar o próximo!!

Mateus 5 : 39 a 47


Boa noite criançadaaaa...!!!!



Tenho tantas coisas hoje para conversar com vocês...Separei algumas fotos de quando eu era criança e trouxe para vocês verem...


(Mostre as fotos e comente sobre algumas situações que você lembra...Ex.: sobre a viagem, os amigos da turma e até aqueles que você não se dava muito bem...)


Trouxe mais coisas para vocês:
Aqui dentro deste baú, tem alguns tesouros que nos ensinarão sobre AMAR O PRÓXIMO. Vamos descobrir???
(Ministro retire do baú: O espelho)


Que legal...é um espelho... (Deixe todos se olharem no espelho)
Olhando para o espelho, o que você mais gosta em você? O que você não gosta? Você se ama? Você gosta de quem você é? Como você se sente quando se olha no espelho? Você acha que as pessoas que estão ao seu redor o (a) amam? (É tempo de escutá-los!!!)
É muito importante conversarmos sobre isso, porque Jesus disse assim: (Mt 22:39) Devemos amar o próximo, assim como nós nos amamos.


Mas será que eu me amo mesmo?? Ou fico com raiva e deixo de me amar e ser feliz, porque o meu nariz é grande, ou porque não tenho a melhor roupa e brinquedo e quero ser diferente, aí fico mentindo, fingindo etc.
Se você não se ama, não se respeita, não gosta de quem você é, como poderá amar os outros?
Jesus é tão maravilhoso que Ele sabe e quer nos ensinar que precisamos amar o próximo, mas antes precisamos nos AMAR.


(Abaixo segue a experiência de uma tia)


Sabe, tem uma tia que quando era criança, tinha um apelido, que a deixava muito triste... Esse apelido era girafa, e por um tempo ela deixou de se amar, não queria nem se ver no espelho ou ir para praia... E ficava com tanta raiva dos seus colegas que a chamavam assim, que nem conseguia amá-los, ela começou a se isolar e ficar sozinha na escola.


Já aconteceu com vocês, alguma coisa que também deixou vocês assim??? Tristes ao ponto de nem se acharem bonitos ou se amarem? Às vezes, você tem vergonha do seu nome, da sua casa, do cabelo...


Agora aqui dentro do baú, tem mais tesouros: (Retire as figuras de flores)


Vamos olhar essas flores, elas são iguais? Tem as mesmas cores? Tamanhos? Nãooo....elas são diferentes, mas todas são lindas...
Agora, olhe para o seu cabelo, olhe para o dos outros amiguinhos, é igual?? Nãoooo... Olhem o nariz, as mãos, os pés... Nós somos diferente em tudo, mas todos somos lindos!!! Cada um tem a sua beleza, como essas flores...


Fala bem alto: EU ME AMO!!! JESUS ME AMA!!! E EU TE AMO!!! (Todos se abracem, demonstrem amor, carinho.)


Agora sim, quando eu me amo...eu posso aprender a amar o próximo
Quem é o seu próximo? E o que é amar ao próximo como a si mesmo?


O seu próximo é todo aquele que está ao seu alcance, a começar da sua família: seus pais, irmãos, avós, tios, primos, amigos, colegas de escola, vizinhos etc. E amar aos outros como a si mesmo é tratar os outros como você gosta de ser tratado. Uma pessoa normal não machuca a si mesmo, não se trata com desrespeito.
Aqui dentro do baú, tem mais uma coisa:
Retire o cartaz com as mensagens: (Mt 5:39 e 44) Não faça o mal, para aqueles que fazem mal a vocês; Amem os seus inimigos


Então aquele menino, que você acha chato de tanto que ele te chama de feia, gordo..o que você deve fazer? (Incentive o diálogo)


Bater nele? Xingar? Chorar? Nãooo. Você deve amá-lo??? Nossa como assim??? Por mais chato que ele seja, ele precisa conhecer a Jesus. Afinal, Jesus foi uma oferta para você e para ele também, para todos nós. E ele pode conhecer a Jesus, através das suas atitudes... E você pode ter certeza, depois que você nem ligar mais para as brincadeiras bobas dele, ele vai parar de ter encher...rs...
Vamos amar e mudar as nossas atitudes. Você gosta de ser respeitado, amado, abraçado? Faça isso com todas as pessoas que chegarem perto de você. Você gosta que alguém lhe ajude quando tem uma necessidade? Então, ajude os outros também. Você gosta de se sentir importante? Gosta de se sentir amado? Então, ame e faça com que as pessoas ao seu redor também se sintam importantes. Você gosta de brincar? Convide outras crianças para brincar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário