JESUS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Zaqueu



Texto Bíblico: Lucas 19:1- 9 

Louvor:  A arca , Zaqueu


Objetivo:  Mostrar para as crianças que, não importa o seu tamanho a sua cor, Deus ouve e abençoa aquele que tem fé. 

CONTANDO A HISTÓRIA:
Um homem chamado Zaqueu ficou sabendo que Jesus iria passar na rua de sua casa e ele desejou ver este homem que todos diziam que era poderosa, porém Zaqueu era de baixa estatura e não conseguia ver Jesus e ele, então ele teve uma idéia e ele falou “há vou subir nesta arvoré assim conseguirei ver Jesus”. E foi o que Zaqueu fez, quem aqui teria esta idéia de subir em uma arvore para ver melhor, se fosse vocês o que fariam, deixam as crianças responderem.

Pois é esta foi a idéia brilhante de Zaqueu, ele era um homem muito rico, mais ele roubava também para ficar tão rico, e sabem crianças quando Jesus estava passando, ele enxergou Zaqueu lá de cima daquela arvoré, e ele falou: — “Desça desta arvoré Zaqueu, porque hoje quero entrar na sua casa e no seu coração” Meu Deus Zaquel ficou tão feliz e ao mesmo tempo confuso, como Jesus sabia o seu nome, Jesus conhece o nosso coração e ele sabe e conhece cada um aqui pelo nome.Jesus entrou na casa de Zaqueu e ele devolveu para aquelas pessoas que ele tinha engano quatro vazes mais e a vida de Zaquel nunca mais foi à mesma.

Hoje Jesus quer entrar na sua casa também como entrou na casa de Zaqueu e ele quer fazer uma transformação por completo, e a sua vida será guiada pelo espírito santo de Deus.

Deus ouve a nossa oração e não importa se somos baixos, ricos, pobres, somos filhos amados de Deus e ele ouve a voz daquele que acredita nele.
   Oração:

Senhor Jesus gostaria que hoje a minha vida fosse transformada como foi a vida de Zaqueu, entra na minha vida, quero ser uma criança melhor para te servir, limpa meu coração e me aceita como filho (a)

              Recheie a história com atividades



TEMA: Noé e o plano de Deus

Texto Bíblico : Gênesis 6

Objetivo: Mostrar que Deus é justo e usou a vida de Noé para preservar as espécies criadas da destruição do dilúvio. Despertar na criança o desejo de viver em comunhão com Deus, como Noé: afastando-se do mal e falando de Jesus. Deus também nos escolheu nos tempo de hoje, para como Noé, levarmos a salvação de Jesus ao mundo!


Sugestão para o desenvolvimento da aula: Você pode levar figuras das manchetes atuais, mostrando que a situação de hoje não é muito diferente da situação na época de Noé: os homens buscam seus interesses a qualquer preço, são egoístas, violentos e estão distantes de Deus.


Ministração: Os séculos se passaram e o número de pessoas que viviam na terra aumentou muito. Aumentou também a vaidade, a mentira, a maldade humana; enfim, os homens estavam cada vez piores e não queriam saber de Deus. Deus estava cansado de tanta coisa errada e resolveu fazer desaparecer da terra tudo o que havia feito.

Mas havia um homem diferente: Noé, que era uma pessoa correta, sincera e tudo o que fazia agradava a Deus. É claro que Noé não era perfeito, pois todos pecamos, mas ele se esforçava para agradar a Deus mesmo vivendo numa época e num lugar onde as pessoas se esqueciam de Deus.

Deus então escolheu Noé para uma difícil, mas importante tarefa: salvar da destruição toda a espécie.

Deus contou a Noé qual era o seu plano: Ele mandaria um dilúvio ao mundo para destruir tudo o que tinha criado, e mandou Noé construir uma grande barca, onde ele levaria um casal de cada espécie de animal e de alguns animais, Noé levaria sete pares. O Senhor ensinou como a Arca deveria ser construída: o material, o comprimento, altura, largura e o lugar e o tamanho da porta e da janela.

Se a gente pensar bem, era um plano muito louco, mas Noé obedeceu a Deus sem se importar com o que as pessoas achariam daquela enorme construção!

Noé e seus filhos Sem, Cam e Jafé começaram a trabalhar na arca que demorou alguns anos para ficar pronta. Durante esse tempo, Noé alertava as pessoas para o dilúvio, convidava as pessoas para entrarem na Arca com ele, mas as pessoas não acreditavam que viria dilúvio nenhum, não endireitavam suas vidas e até caçoavam de Noé. Mas nada disso fez com que Noé desistisse da sua tarefa. Ele trabalhou durante 120 anos – gente, isso é muuuuuuito tempo! Sempre obedecendo a Deus e pregando a todos que queriam ouvir.

Quando a Arca ficou pronta, Noé e sua família estocaram bastante alimento e o próprio Deus enviou os animais e as aves, aos pares. Imagine só, deve ter sido um show ver todos aqueles animais chegando e entrando de dois em dois. As pessoas devem ter assistido a tudo, mas nem assim acreditaram em Noé. Ele, sua esposa e seus três filhos com as esposas, também entraram na Arca, e então, Deus fechou a porta.

De repente, o céu ficou escuro e começou a cair uma grande chuva. Os rios e mares inundaram e as pessoas desesperadas agora queriam entrar na Arca, mas já era tarde... Choveu durante 40 dias e 40 noites-  a água era tanta que cobriu os montes mais altos da região. Mas a Arca, boiava na água, segura... todos que ficaram do lado de fora morreram – pessoas e animais; mas a família de Noé foi salva porque ele obedeceu a Deus.

Meses depois, a Arca parou na região montanhosa de Ararate . Depois de dez meses, Noé soltou pássaros para ver se já havia terra seca e nada... até que um dia, ele soltou uma pombinha e ela voltou com uma folhinha no bico, o que mostrava que a terra estava seca e tudo estava renovado. Noé não saiu correndo – ele esperou a ordem de Deus para que pudesse sair.

Um ano depois do dilúvio, o Senhor disse a Noé que ele podia sair da  Arca com sua família e todos os animais.

Deus os abençoou e disse para povoarem a terra, começando assim, tudo de novo! A primeira coisa que Noé fez ao sair da Arca foi construir um altar onde sacrificou animais puros, para mostrar a Deus sua gratidão por tê-los salvo. Deus se agradou desse sacrifício e foi aí que fez uma promessa: nunca mais destruiria a terra com um dilúvio. Esse acordo que Deus fez foi selado com o arco-íris. Deus disse que sempre que visse o arco-íris, lembraria da promessa de nunca mais mandar um dilúvio sobre a terra.

Sabem, Deus quer que falemos Dele para que as pessoas se arrependam e sejam salvas.

PARA SER SALVO DO DILÚVIO, AS PESSOAS PRECISARAM ENTRA PELA ÚNICA PORTA QUE HAVIA NA ARCA.

PARA SER SALVO E TER A VIDA ETERNA, É PRECISO ENTRAR PELA ÚNICA PORTA DA SALVAÇÃO, QUE É JESUS.

 

Versículo : “Para os que temem o nome do Senhor, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”. (Malaquias 4:2)



Oração: Senhor Deus, eu quero entrar hoje pela porta da salvação que é Jesus. Eu entrego a ti a minha vida, Jesus!

Eu quero ser como Noé: quero falar para todos que em Jesus temos a salvação. Amém!

                                Recheie sua história com atividades



Pregação de Pedro


Jesus me fez corajoso


OBJETIVO:

Mostrar para a criança que Deus nos capacita a fazer todas as coisas, pois mais difícil que pareça, por que Ele nos fez corajosos, mais que vencedores.

LEITURA BÍBLICA:

At 2

SITUAÇÃO DA CRIANÇA:

Toda criança tem alguma dificuldade, ou algum medo. Mas com Jesus nós vencemos todas as dificuldades. Ele sempre vai nos ajudar a enfrentar o que parece ser muito difícil e com Ele temos sempre vitória.

SUGESTÃO DE DESENVOLVIMENTO:

Levar 2 cartolinas. Escreva em uma “Medos” e na outra “Dificuldades”. Antes de começar a ministração, peça para cada criança escrever ou desenhar em uma folha aquilo que ela mais tem medo e em outra  aquilo que ela não consegue fazer, que é muito difícil para ela.

Cole o que cada criança fez na cartolina correspondente e, feito isso, sente em roda com as crianças.


Todo mundo aqui já teve medo de alguma coisa, não é verdade? Sabe o que aconteceu comigo uma vez.... (conte uma situação em que você teve medo, mas você conseguiu  superá-lo). Então eu venci o meu medo.


Vocês estão vendo aqui nesse cartaz os medos de cada criança. Quem aqui já venceu um desses medos? Sabe, muitas vezes sentimos muito medo, mas Jesus nos ensina a sermos corajosos. Se você tiver medo do escuro (por exemplo) você pode orar e pedir coragem para Jesus. Ele vai te ajudar a dormir que nem um anjinho...


Agora vamos ver o cartaz com as maiores dificuldades.... sabe, quando eu era criança eu tinha muita dificuldade em estudar matemática (use um exemplo real). Mas eu aprendi que se eu me esforçar e acreditar em mim, eu posso fazer qualquer conta.




O livro de Atos conta que Pedro foi muito corajoso e conseguiu fazer uma coisa muuuuito difícil: ele pregou para uma multidão. Tinha gente de muitos países diferentes. E ele nunca tinha pregado para tanta gente.... Imagina só, ele era pescador, não sabia como fazer um discurso bonito.
Mas Pedro tinha Jesus no coração. Ele aprendeu com Jesus que ele poderia vencer qualquer dificuldade, então ele se encheu de coragem e fez uma pregação maravilhosa.
Vocês acham que ele pagou mico? Não... muito pelo contrário. Através da pregação dele mais de 3.000 vidas aceitaram a Jesus.
E naquele lugar todos receberam a presença do Espírito Santo. Tanto que todos os estrangeiros, todos que estavam lá começaram a falar a língua dos galileus.
É como se tivesse um monte de crianças vindas do Japão, dos EUA, da Itália começassem a orar em português. Isso pelo poder do Espírito Santo.
Nossa, imagina se Pedro tivesse ficado com medo, ou pensasse que ele não era capaz? Nada disso teria acontecido. Mas Deus capacitou Pedro e derramou sobre ele uma unção poderosa.
A mesma coisa com cada um de vocês. Deus derramou sobre você uma unção poderosa e essa unção fará com que você não tenha mais nenhum medo e que você consiga fazer coisas que antes você não podia.

Quem quer receber essa unção? Então eu vou orar por vocês, vou guardar esses cartazes e cada um vai me contar o que a dificuldade ou o medo que conseguiu vencer nessa semana.
(ministro, ore unja cada criança com óleo, profetizando que o medo não tem mais poder sobre elas sejm capacitadas a vencer todas as dificuldades).

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
“Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

           Recheie sua história com as nossas atividades e brincadeiras