JESUS

terça-feira, 28 de junho de 2011

História: Dorcas

Atos 9:36-42


Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: - “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.

Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.
As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou:
- “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.
Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas queDorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos.
Pedro pediu:
- “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só.
Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo.
E Deus ouviu a oração de Pedro.
Dorcas voltou a viver.

Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.

A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.

 
Dorcas era seguidora do Senhor Jesus e gostava de ajudar as pessoas. Ela fazia isso por amor a Jesus. Enquanto Jesus viveu nesse mundo, Ele procurou fazer o bem e ajudar as pessoas que precisavam dEle.

Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.

O versículo para decorar diz que não nos cansemos de fazer o bem. Pois fazendo assim, estaremos demonstrando o amor que temos por Jesus e através de nossas atitudes, estaremos fazendo o nome dEle conhecido e as pessoas irão glorificar o nome dEle.
 


 

Dorcas-lembrancinha de versículos



Lembrancinha para o Papi!!

[Lembrancianha_para_os_pais__sapato.jpg]

Diploma para o Papai!!

[dia_paismasculino.jpg]

Diploma para o Papai!!

[dia_pais_feminino.jpg]

Mensagem para o Papai!!

Lembrancinha para o Papai!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tempo de Criar!!!! Davi em Ziclague

Aulas de 06 a 10 anos

                                                    Tema: Davi e Ziclague

 I Samuel 30 e 31

Objetivos:Levar a criança a entender que, independente da dificuldade que passamos, precisamos sempre nos reanimar no Senhor. É muito importante orar e pedir a direção do Senhor, principalmente em um momento de dúvida ou dificuldade. Deus sempre vai nos ouvir e nos levará a um caminho de vitórias.

Louvor: À escolha

Pontos de aplicação: Ânimo, Disposição, Convicção, Despojo (frutos)

História:



Hoje precisamos ajudar uma pessoa muito querida que é a Flor (pode utilizar um fantoche ou levar uma foto de uma menina colada em uma folha sulfite).
           Flor estava muito triste por uma dificuldade que estava passando na escola. Ela gostava muito da aula de educação física – quem aqui tem essa aula na escola? Vocês gostam?
 Então ela gostava muito, mas não conseguia fazer nada direito. Quando ia jogar volei, ela ficava na reserva e ninguem a deixavaela entrar. Quando tinha que pular corda, ela se enroscava toda... E ninguém queria brincar com ela. Os meninos ficavam zoando. E isso a deixou tão triste que ela não queria nem mais ir para a escola.
  E agora? O que podemos dizer para a Flor? Vocês acham que o melhor é desistir mesmo?
              Deixe as crianças falarem.
            Sabe, esse problema da Flor me fez lembrar uma história que aconteceu com o rei Davi.
    Quem quer saber o que aconteceu? Vamos fazer uma viagem no tempo...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Para exposição da história, será preciso ter 2 cenários montados: um deles tem que ficar bem bagunçado. Deixe as cadeiras desorganizadas e algumas coisas fora de lugar. No outro, deixe tudo arrumado e coloque uma caixa em evidência com um papel bem grande escrito DESPOJO.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Davi estava voltando da guerra com seus soldados e quando chegaram à cidade de Ziclague a cidade estava toda queimada (vá para a parte bagunçada da sala com as crianças e continue contando). Os amalequitas, que eram inimigos de Davi, roubaram tudo, bagunçaram todo aquele lugar e levaram as mulheres e as crianças.  Era como se você chegasse hoje em sua casa e um ladrão tivesse entrado e roubado tudo e ainda levado sua família embora. Imaginem só?
    Escutem o que está aqui na Bíblia:
 ISm 30: 3 – 4
“Davi e seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar”.
             Davi e os homens ficaram muuuuuuuito tristes quando viram aquilo. Eles choraram tanto, mas tanto, até não terem mais forças para chorar. Imagine a preocupação deles com as suas esposas, seus filhos, eles tinham perdido tudo. E ainda, os homens que estavam com Davi quiseram apedrejá-lo, pois colocaram a culpa em Davi.
              E o que vocês acham que Davi fez? Será que ele ficou bravo com Deus? Será que ele pensou que Deus havia se esquecido dele? Ora, se os homens ficaram bravos com Davi, com quem Davi ficaria bravo? Em quem Davi colocaria a culpa? Em Deus?
               Não, ele não ficou bravo com Deus não, pois sabia que Deus não tinha aquela derrota para ele, mas sim a vitória. Ele confiava em Deus e sabia que Ele o livraria daquela situação. Sabem crianças, às vezes as coisas em nossa vida podem até não dar certo, mas nós nunca podemos culpar a Deus ou aos outros. Deus é aquele que sempre quer o nosso bem. Por isso, se você estiver em uma situação difícil, pode orar e saber que Deus vai te livrar. Por exemplo: quem já foi assaltado e não teve sua vida tocada? Eu conheço uma menina que há poço tempo atrás estava no carro com sua mãe quando os ladrões entraram e até apontaram a arma para elas, mas nada de mal aconteceu. Os ladrões apenas levaram o carro. Mas Deus é tão bom que horas depois a polícia encontrou o carro. Deus estava com aquela menina e Deus está com você.
             Davi então orou ao Senhor e Deus o mandou ir atrás daqueles homens porque Ele daria a vitória. Deus disse que eles conseguiriam ter o resgate de toda a família, ter de volta tudo o que foi roubado.
  Vamos ler aqui na Bíblia:
 ISm 30: 8
“Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu o Senhor: Persegue-o porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.”
              Davi, então se levantou, se reanimou no Senhor e foi atrás daqueles homens. Davi não ficou triste e nem duvidou de Deus. Assim também você não precisa ficar triste quando as coisas não dão certo, sabia? Assim como Davi você pode se animar e esperar que Deus fará o melhor para você. Quem aqui está esperando algo do Senhor e já estava até triste e cansado de esperar? Pois pode então colocar um sorriso no seu rosto e ter a certeza que Deus te dará esta bênção que você espera.
               Vamos ver o que aconteceu com Davi.
  Foram então Davi e 600 homens atrás daqueles destruidores.
  (Ande com as crianças pela sala simbolizando essa busca).
             Mas, muitos homens ficaram cansados e não queriam mais seguir. Muitos desistiram. Davi então deixou 200 homens esperando eles voltarem e seguiu o caminho com os outros 400.
           Davi persistiu. Ele não iria voltar para casa sem aquilo que Deus tinha prometido. Assim também você pode persistir. O que é persistir? É continuar a pedir ao Senhor, sem desistir da bênção que você está esperando. Por exemplo: não desista de ver seu pai aqui na Igreja, não desista de ver a mamãe com um emprego melhor...
             Então, Deus colocou um egípcio no caminho deles, que estava quase morrendo de fome. Eles alimentaram esse egípcio e ele contou para onde tinha ido os amalequitas.
Davi então, muito cheio de convicção, com muita certeza de que encontraria aqueles homens seguiu com seu exército.
  Finalmente!!!!!...... Eles chegaram até a cidade onde estavam os amalequitas e lutaram contra eles!!!! E Deus lhes deu VITÓRIA!!!
              Vá agora até a parte organizada da sala e sente com as crianças. 
            E sabe o que aconteceu? Davi conseguiu pegar as mulheres e crianças de volta!!!
  E Deus deu para eles o DESPOJO. Pegue a caixa escrita despojo. Vocês sabem o que é o despojo? Despojo é a recompensa da guerra. Aquilo que eles nem esperavam, eles receberam.
             (Abra a caixa e tire dela colares, relógio, tecido, uma figura de um boi – representando o gado -, moedas). Davi conseguiu tomar de volta tudo o que eles tinham roubado e conquistou mais coisas.

            Davi e o povo ficaram muito felizes. Deus tinha dado de volta tudo o que eles tinham perdido e agora eles tinham muito mais.
              O que podemos ensinar a flor com essa história?
            Isso mesmo, quando estamos tristes temos que orar ao Senhor e nos reanimarmos. Devemos ficar com nosso coração alegre porque Deus sempre vai dar um jeito para resolver os nossos problemas e vai nos fazer felizes.
 Se Davi ficasse chorando em casa, ele não ia conseguir nada.... Quando estivermos tristes, temos que orar, buscar a direção de Deus e ter a certeza de que Deus é nosso Pai e vai nos fazer feliz sempre.
             A Flor precisa se animar e se esforçar para fazer o melhor nas aulas. Ela precisa orar para que Deus não a deixe envergonhada, mas que ela tenha muitos amigos. Se a Flor for uma menina de bem com a vida, com alegria e disposição muitos vão querer brincar com ela.
            Quem aqui quer receber esse ânimo e disposição? Você tem algo que te deixa muito triste? Vamos orar agora e, como Davi, pedir que Jesus conduza a nossa vida.
Oração : Senhor Jesus eu desejo ter o seu ânimo na minha vida. Que a tristeza não encontre nenhum espaço no meu coração. Ensina-me, todos os dias, a orar ao Senhor, e buscar a sua direção para tudo. Eu tenho hoje a convicção de que o Senhor me fará muito feliz em tudo. E de que o Senhor não me esqueceu. Amém!
 
Lançar Perguntas ?
Quem acha que Deus já se esqueceu de algum de seus pedidos?     
           Quem aqui já teve alguma situação que te deixou triste?O que você fez? O que devemos fazer quando vemos alguém chorando ou reclamando o tempo todo por alguam situação ruim?
            Aqueles que têm ao Senhor Jesus não se abalam por dificuldade alguma. Sempre temos uma força nova, um ânimo para continuar, para vencer todas as dificuldades.
  Enfatize que Deus nunca se esqueceu e nunca se esquecerá!!!

Versiculo para Memorizar :
Josué 1:9
Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”.
Sugestão de atividade Manual:
Fazer uma estrela de Davi com as crianças e colar na estrela de cada criança um monte de balas. Isso representará o despojo!!!












sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tema : Aula sobre a edificação

TIJOLO 1: ORAÇÃO

 

Objetivo 

Levar a criança a compreender o que é Oração (conversar com Deus) e que a nossa oração precisa gerar em nós, uma ação/atitude para à reconstrução.

 ORAÇÃO (ORAR + AÇÃO)

Versículo :(Salmos 143:1 a) ``O Senhor ouve a minha oração. Dá ouvido aos meus pedidos´´.


 Roteiro :
            Introdução: Neemias era copeiro do Rei e de muita confiança. Então para ilustrar melhor para as crianças, que o copeiro comia os alimentos, antes do rei para testar se não estava com veneno, vamos fazer assim:

    -        Sugestão: Leve uma massa de Brigadeiro.

             Escolha uma criança para ser Rei e coloque na cabeça uma coroa (pode ser de papel laminado amarelo).

            Hoje ele é o rei e nós somos os copeiros, igual Neemias, ok?! Vamos fazer o nosso brigadeiro. Façam as bolinhas e passem no granulado.  Agora cada um experimenta para ver se não tem nada de errado com este doce.... Tchan Tchan... Vocês estão bem? Não aconteceu nada com vocês? Então agora sim podemos dar para o nosso Rei... Rei pode se servir deste delicioso brigadeiro... Hunnn...


            Neemias era o copeiro e comia sempre as melhores coisas. Estava no lugar mais bonito, no palácio.

             (Mostre algumas fotos de lugares bonitos, casas, palácio, inclusive a foto da sua igreja).
Um dia ele escutou que na cidade aonde ele tinha nascido e os pais haviam vivido, estava totalmente destruída... É mais ou menos assim... Nós moramos no Brasil... Aí você se muda e começa morar, por exemplo, na Itália, e seus amigos te contam que tudo no Brasil esta destruído....

(Agora mostre fotos de guerras, pessoas sofrendo, de muros caídos).

Neemias escutou tudo isso e começou a chorar.... O que vocês fariam no lugar de Neemias? O que vocês acham que ele fez? Na Bíblia diz que ele orou.

 O que vocês acham que é uma oração? É uma conversa com Deus, com o nosso Pai... 

Todo o dia você conversa com a mamãe e o papai??? E se você ficar um dia sem falar com eles??? Bate aquela saudade... Com Deus é a mesma coisa, quando nós oramos, começamos a conhecer mais Ele, a amar...

 Neemias encontrou forças em Deus, para não ficar só chorando... Ele orou e teve uma ação (oração + ação). Posicionou-se.

Abordar situações do dia-a-dia da criança, como por exemplo: você tirou nota baixa e ficou chorando? Hoje vamos orar para Deus te dar sabedoria, mas você precisa ter uma ação, que é de estudar..... Você quer ganhar aquele brinquedo, mas não ajuda a mamãe em casa, só fica respondendo.... Não adianta só orar pelo brinquedo, você precisa ter uma ação, que é obedecer à mamãe, ajudar, ser carinhoso...

 ATIVIDADE : Dependendo da quantidade de crianças neste dia, entregar de 1 a 2 jogos de quebra-cabeça para as crianças montarem juntas.

ATIVIDADE: Tijolinho da oração no tabuleiro.
 
[tijolo+ada+orçaoa.jpg]

Fonte : Kids Renascer

Tesouros Escondidos!!

Esse recurso é muito legal, as crianças conseguirão absorver a palavra com muita facilidade e entenderão qual deve ser o nosso maior tesouro.
[DSC00034.JPG]

[DSC00037.JPG]

História de Abraão








Dia do Bombeiro!!Pinte!!!

Pinte bem legal !!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Circule nas cores certas!!

Vamos brincar!

Poema para um Amigo!!

Colorir!!!

Vamos colorir os nossos amiguinhos!!

Cooperação – uma idéia que dá certo

No dia 4 de julho é Dia Internacional do Cooperativismo. Você compreende o que é isso? A palavra cooperativismo se associa a cooperativa, que por sua vez deriva de cooperação. Ou seja tem relação com o conceito de ajuda mútua. Que, aliás, já é algo defendido por algumas pessoas desde muito tempo. Já que estamos falando da importância dos seres humanos ajuda-se uns aos outros para todos conviverem melhor, vamos aproveitar e aprender um pouco da história do cooperativismo.
Faça um trabalho com as crianças de sua igreja cooperando no seu bairro,com outras crianças.

Dia do Cooperativismo!!Pinte bem legal!

Criação para Vovós!!

Aí estão um vovô e uma vovó muito charmosos para vocês usarem em lembracinhas, cartões, broches... use a criatividade!





Homenagem a Vovó!!

Lindo para pintar!!!Vovó querida!

Lembrete aos meus avós!!

Mensagem para a Vovó

Para querida Vovó.

Este sorriso marcado pelos anos
Dá testemunho que o tempo passou
Olhar sereno e paz nos desenganos



Sabedoria que a vida ensinou
É tão fácil te amar



Ti seguir, te admirar,
É difícil, não te ver,
Impossível te esquecer



Os pensamentos me levam ao passado
Doces lembranças eu tenho de lá
As emoções vividas ao teu lado
Sorriso, riqueza que se pode guardar
Foi tão fácil conhecer
Jesus Cristo em teu viver.

O teu jeito de andar
De servir e de amar



Teu tempero, o teu cheiro.
Nunca esquecerei.



Abrigo verdadeiro
Em ti encontrei.



Meu desejo é contigo
Sempre estar.



Vou pedir pra Jesus
Não deixar o tempo passar
Só pra em teus braços
Eu me aconchegar.



Eu te amo vovó.

Canção para os pequeninos homenagear a Vovó

Canção para a Vovó
A minha vovózinha é boa para mim.
Eu quero muito Ela
Jesus a deu pra mim.

Vovó te amo tanto
você é especial.
Estando ao seu lado
tudo fica mais legal

terça-feira, 21 de junho de 2011

Jesus cuida da minha Casa!!Pintar!

Festa da Pipoca!!!




Como a Festa da Pipoca é para ser realizada com as crianças , de um ponto de pregação ou da vizinhança da igreja. Poderá ser promovida num sábado à tarde.

PREPARATIVOS -

CONVITES - Poderão ter o formato de pequenos cartões, confeccionados em cartolina vermelha de dupla face. Ficarão mais atraentes se forem enfeitados com pipocas coladas.

ARRUMAÇÃO DA SALA - As cadeiras deverão ser colocadas em forma de círculo, de tal maneira que fique um grande espaço livre para as brincadeiras. Na parede principal, colocar um grande cartaz com seguintes dizeres: “FESTA DA PIPOCA - SEJA BEM-VINDO”. O fundo do cartaz poderá ser vermelho, e as letras poderão ser recobertas com pipocas coladas.

LANCHE - Antes do início da festa, preparar saquinhos de pipocas para o lanche. Com as pipocas, servir refresco em copos de papel.

MATERIAL NECESSÁRIO - Milho de pipoca, cartolina vermelha de dupla face para os convites e o cartaz de boas-vindas, pincéis atômicos, cola, tesoura, uma folha de cartolina branca, vários lápis, folhas de papel ofício, refresco, copos de papel e saquinhos de papel para servir as pipocas.

PROGRAMA - SUGIRO AS SEGUINTES PARTES:
1 - Período de louvores
2 - Brincadeiras
3 - Período história
4 - Lanche
5 - Encerramento

EXECUÇÃO

PERÍODO DE LOUVORES - sugiro de seja cantados louvores sobre a natureza.

BRINCADEIRAS

DESENHANDO UMA PIPOCA - Cada jogador receberá uma folha de papel ofício em branco e um lápis. A um sinal dado, todos começarão a desenhar uma pipoca. Encerrado o tempo, deverão entregar o desenho como estiver. Uma comissão julgará os desenhos. O nome do vencedor deverá ser anunciado no final da festa. Como prêmio, o vencedor levará para casa um saquinho de pipocas.

JOGANDO PIPOCAS - Os jogadores, cinco de cada vez, ficarão alinhados, um ao lado do outro, tendo uma pipoca na mão. A um sinal dado, todos jogam a pipoca para frente. O que conseguir jogar a pipoca mais distante da linha em que se encontram os jogadores será o vencedor. No final, deverá ser feita uma jogada eliminatória com os vencedores de cada grupo. Assim, será escolhido o vencedor, que deverá ser aplaudido por todos. Como prêmio, receberá um copo de refresco.

ENCHENDO O SAQUINHO DE PIPOCAS - Numa folha de cartolina branca, desenhar um saquinho de pipocas vazio, conforme mostra a ilustração. Cada jogador receber uma pipoca e, com os olhos vendados, procurará colá-la sobre o desenho, não podendo ser fora nem sobre as suas linhas. Quando o jogador estiver pronto para colar a pipoca, a dirigente passará um pouco de cola na pipoca. Aqueles que conseguirem colar a pipoca no interior do desenho serão aplaudidos e, como prêmio, receberão um punhado de pipocas para comer.

CORRIDA DE PIPOCAS - Formar dois grupos com o mesmo número de jogadores em cada um. Cada grupo deverá receber uma colher de sopa. Marcar um ponto de chegada. As pipocas, 15 para cada grupo, ficarão separadas sobre uma mesa. Chamar um elemento de cada grupo, dando início à brincadeira. O jogador deverá levar a pipoca sobre a colher até o ponto de chegada. Voltando, entregará a colher ao jogador seguinte e irá se colocar no final da fila. O jogador que receber a colher deverá levar outra pipoca até o ponto de chegada, dando prosseguimento à brincadeira. O grupo que conseguir transportar todas as pipocas em menos tempo será o vencedor e, como prêmio, terá o direito de receber o lanche em primeiro lugar.

À PROCURA DE PIPOCAS COLORIDAS - Usando pincel atômico, colorir 10 pipocas: tres verdes, três amarelas, tres azuis e uma vermelha. Antes do início da festa, esconder as pipocas em diversos pontos da sala. Na hora da brincadeira, formar duplas entre os jogadores. A um sinal dado, as duplas sairão à procura das pipocas coloridas. Para cada cor, atribuir um valor diferente. Assim: um ponto para verde, dois pontos para a amarela, tr6es pontos para a azul e 10 pontos para a vermelha. Será vencedora a dupla que conseguir fazer o maior número de pontos. Como prêmio, cada vencedor receberá um saquinho de pipocas a mais na hora do lanche.

Humor Bíblico!!




Humor Bíblico!!